(Fonte da imagem: Reprodução/App Annie)

O site App Annie liberou um ranking do segundo quadrimestre de 2013 sobre o desempenho das duas lojas de aplicativos móveis mais acessadas no mundo: a Google Play, do Android, e a App Store, para dispositivos iOS.

Em número de downloads, a loja virtual da Google ultrapassou a rival e estabeleceu uma diferença de 10% a mais na quantidade de aplicativos baixados. Quando o assunto é o lucro obtido nesse processo, entretanto, a situação se inverte – o lucro gerado pela Apple é 2,3 vezes maior.

Brasil em alta

(Fonte da imagem: Reprodução/App Annie)

Um dos destaques do relatório foi o Brasil. Pelo comércio intenso de aparelhos Android, o país tornou-se o quinto do mundo em número de downloads na Google Play – e integra a lista com mais duas das chamadas nações emergentes, que têm a economia em crescimento, como Índia e Rússia. Nós não aparecemos nas primeiras posições no ranking de gastos.

Jogos em primeiro lugar

O medidor de categoria dos aplicativos mais baixados, tanto para Android e iOS, registrou que games são os gêneros de ferramentas com o maior número de downloads e lucros registrados.

(Fonte da imagem: Reprodução/App Annie)

Para iOS, foto e vídeos, redes sociais, música e produtividade são as categorias mais presentes nas listas, enquanto os donos de Android investem bastante em comunicação, social e apps de viagem e localização.

(Fonte da imagem: Reprodução/App Annie)

Apesar das diferenças de nome, algumas das categorias são, basicamente, a mesma coisa (como "Social" e "Social Networking", no Android e no iOS, respectivamente). O relatório completo você confere clicando aqui.

Cupons de desconto TecMundo: