Novo recurso da Google Play reduz o tamanho das atualizações de aplicativos

1 min de leitura
Imagem de: Novo recurso da Google Play reduz o tamanho das atualizações de aplicativos

(Fonte da imagem: Reprodução/Geeky Gadgets)

Boa notícia para os usuários do Android: o prometido recurso de "atualizações inteligentes" dos aplicativos presentes na Google Play já está sendo disponibilizado. Dessa forma, você não precisará reinstalar todo o arquivo APK no seu smartphone quando uma atualização for lançada, mas sim apenas um pacote chamado “Delta”, que baixará somente as mudanças e novas funcionalidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A descoberta foi feita pelo site de notícias Android Police. No vídeo abaixo, podemos ver a barra de download da Google Play apresentando ainda o tamanho total de megabytes do aplicativo, mas assim que o pacote “Delta” é baixado a barra salta para o status “instalando” no lugar do progresso do download.

Melhoria para todos

A mudança beneficiará principalmente os usuários que dispõem de conexões lentas, economizando quantidades significativas de dados do plano de internet. O recurso havia sido prometido pela Google no evento Google I/O, voltado para desenvolvedores e realizado no mês de junho deste ano.

A disponibilização do novo recurso coincide com o lançamento de uma nova atualização da própria Google Play, mas, de acordo com o Android Police, a mudança será aplicada no servidor e por isso deverá funcionar com versões mais antigas da loja.

O Android Police relata um exemplo da nova funcionalidade: a mais recente atualização do Instagram lançada ontem teve seu tamanho reduzido de 13 MB (tamanho total do arquivo) para apenas 3 MB (tamanho apenas das atualizações, chamada “Delta”).

Fonte: Android Police

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.