Google Play poderá impedir download de alguns apps em celulares com root

1 min de leitura
Imagem de: Google Play poderá impedir download de alguns apps em celulares com root

Mudanças recentes feitas pela Google na área de desenvolvedores da Play Store trouxeram uma novidade que pode ser interessante para as empresas por trás dos apps, mas nem tanto para os usuários que gostam de personalizar a fundo seus aparelhos. Basicamente, a Google Play agora oferece a possibilidade de bloquear o download de aplicações em smartphones com root.

Em essência, esse recurso serve para impedir que a Netflix — ou qualquer outro app que entre nessa onda — seja baixado em “dispositivos reprovados em testes ou que não são certificados pela Google”. Basicamente, isso inclui qualquer smartphone com root e também com ROMs customizadas. Fabricantes menores que usam o Android sem certificação da Google também começarão a ter problemas, caso a funcionalidade se torne popular entre os desenvolvedores.

Isso só impede que os softwares sejam baixados diretamente da Google Play

Felizmente, isso só impede que os softwares sejam baixados diretamente da Google Play. Fazer a instalação via APK baixado de sites de terceiros deve continuar sendo uma opção, mas não se sabe até quando

Não há uma confirmação oficial ou qualquer coisa do tipo, mas pode ser possível que a Netflix tenha resolvido bloquear aparelhos com root da sua base instalada temendo que eles ofereçam algum tipo de brecha para a extração de séries e filmes baixadas no aparelho Android pelo app. Caso este seja realmente o caso, outros serviços de streaming, tais como Deezer e Spotify podem acabar fazendo o mesmo e, em algum momento no futuro, impedindo até a instalação de seus aplicativos via APK. No momento, isso não passa de especulação, entretanto.

Mas nos diga o que você acha desse movimento da Google e da Netflix contra os smartphones com root. Será que vai acabar prejudicando alguém no futuro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.