Por que o Google Pixel não tem estabilização óptica de imagens?

1 min de leitura
Imagem de: Por que o Google Pixel não tem estabilização óptica de imagens?

Já faz alguns anos que as fabricantes de smartphones investem na "Estabilização Óptica de Imagens (OIS, na sigla em inglês)" para fazer com que os consumidores queiram comprar seus aparelhos — pelo menos aqueles que são apaixonados por câmeras e fotografias de alta qualidade. Por isso, foi um pouco surpreendente saber que a Google decidiu investir na "Estabilização Eletrônica de Imagens (EIS)" para o Pixel.

Desde que os novos smartphones foram anunciados, muitos cogitam quais seriam os motivos pelos quais a Google decidiu trazer esse recurso. Pois agora, um funcionário da empresa esclarece quais foram as razões levadas em consideração. Quem fez a revelação foi um colaborador identificado como IsaacOnCamera, sendo que isso aconteceu nos fóruns de produto da empresa.

Há um melhor ou pior?

No texto, ele esclarece que "EIS e OIS possuem objetivos muito diferentes, então não é possível compará-los diretamente para saber qual é melhor ou pior". Ele vai além e explica essas diferenças: "Enquanto o OIS melhora fotografia em ambientes de baixa luminosidade compensando tremores nas mãos em cada frame, o EIS melhora os vídeos tremidos mantendo um enquadramento consistente entre múltiplos frames".

Em resumo: "OIS é primariamente para fotos e o EIS é apenas para vídeos". E de acordo com a Google, o foco do Pixel estava em trazer melhorias para a gravação de vídeos em 4K, pois outros recursos da câmera do aparelho já trazem melhorias para fotos em baixa luminosidade — incluindo algoritmos no software de câmera e HDR+. Vale lembrar ainda que o DxOMark deu a maior nota já vista para ele.

OIS é primariamente para fotos e o EIS é apenas para vídeos

Ou seja: a Google decidiu deixar o OIS de lado para oferecer um sistema mais completo para a gravação de vídeos, deixando as possibilidades de fotografia sob a proteção de outros recursos presentes no smartphone. Será que os resultados vão ser tão bons quanto esperamos?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.