Como deletar seu histórico de pesquisa de voz do Google Now

2 min de leitura
Imagem de: Como deletar seu histórico de pesquisa de voz do Google Now
Imagem: Android Central

Você pode até não saber, mas a Google armazena em arquivos de áudio todos os comandos de que você dá ao Now, seu assistente pessoal que costuma ser usado sobretudo em smartphones Android. A empresa afirma que isso é feito para melhorar o software – facilitando a identificação da voz do usuário e aprendendo seus gostos –, mas quem se preocupa com privacidade na web certamente não aprova essa atitude.

Infelizmente, não há como impedir a coleta desses dados por parte do Google Now – a única forma de se ver realmente livre dessa política duvidosa é parando de usar o aplicativo por completo. Porém, há uma maneira simples de apagar o seu histórico de pesquisas feitas até o momento. Para isso, basta entrar no painel de controle de sua conta Google, que inclusive foi recentemente reformulado para se tornar mais simples e intuitivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao entrar na página e fazer login com suas credenciais você já deve visualizar o setor “Informações pessoais e privacidade”; nele, localize e clique na opção “Controles de atividade”. Desça a página até encontrar o cartão “Suas pesquisas e comandos de voz”, e clique no link “Gerenciar Histórico” para visualizar tudo o que o Google tem guardado de você.

Você encontrará os arquivos de áudio separados por dia e devidamente atrelados a um horário no qual o comando foi executado. Na maioria das vezes, é possível até mesmo ver uma transcrição do que foi dito e escutar sua voz clicando no botão “Reproduzir”. Para apagar os registros, basta selecioná-los usando a caixa de seleção e clicar na opção “Excluir”.

Caso deseje apagar seu histórico inteiro ou deletar apenas os arquivos de alguns meses específicos, localize o botão “Mais” (simbolizado por três pontinhos na vertical) e clique nele para abrir um pequenino menu. Agora clique em “Excluir opções”.

Uma janela popup será aberta. Através dela, o usuário consegue apagar o histórico de hoje, ontem, das últimas quatro semanas (ou seja, um mês) ou o inteiro. Escolha com sabedoria, pois não é possível recuperar os dados excluídos.

E se eu desativar?

Se você acompanhou o nosso tutorial, deve ter se perguntado para que serve aquele pequeno switch ao lado do campo “Suas pesquisas e comandos de voz”, não é mesmo? Diferente do que alguns podem imaginar, desabitá-lo não faz com que o Google Now pare de armazenar os tais arquivos de áudio – ele simplesmente começará a guardá-los de forma anônima.

Isso significa que o assistente pessoal ainda gravará a sua voz e seus comandos para fins de aprimoramento, mas não atrelará esses dados à sua conta Google. Algumas pessoas podem achar isso ainda mais incômodo, já que você não terá a liberdade de apagar o histórico quando quiser. Sendo assim, pense bem antes de desativar esse switch.

Você acha que os serviços da Google são uma ameaça à sua privacidade? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.