Conheça o Dimension, uma ferramenta de visualização que compara áreas históricas com qualquer lugar

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o Dimension, uma ferramenta de visualização que compara áreas históricas com qualquer lugar

No ultimo dia 17 de agosto, a Berg — uma empresa de consultoria em design — apresentou o Dimensions, uma maneira diferente que visa simplificar a visualização da dimensão de acontecimentos para fácil compreensão.

O Dimensions sobrepõe a área de eventos históricos — como, por exemplo, toda a área ocupada pelas grandes pirâmides — sobre um mapa qualquer, inclusive o de sua região.

É uma maneira gráfica que facilita e deixa comparações como “a área devastada na Amazônia em junho de 2010 equivale a 30 mil campos de futebol” mais interativas.

Durante o desenvolvimento do Dimensions, aconteceu o maior derramamento de óleo na história dos Estados Unidos. Os desenvolvedores então destacaram a tragédia no site “If It Was My Home”, e o usuário poderia sobrepor toda a área atingida pelo derramamento em qualquer lugar do mundo. A recepção do público foi positiva e motivou a continuação do desenvolvimento da ferramenta.

A ferramenta de visualização interativa foi desenvolvida em conjunto com a rede de notícias BBC com o intuito de enriquecer notícias sem comprometer o tempo precioso de quem as escreve.

Brasília é apenas um pontinho sob a área atingida pelo vazamento de óleo no Golfo do México.

Ainda em desenvolvimento, ela está disponível através de um site “turbinado” com o Google Maps, então o usuário pode usar o código postal ou nome de qualquer lugar como referência. Os desenvolvedores afirmam que, no entanto, o Dimensions pode ser compatível com outro sistema de mapeamento eventualmente. O sucesso desse site vai determinar se o Dimensions será efetivamente incorporado às notícias.

No momento, apenas designers e produtores da BBC podem criar dimensões, mas é possível que este recurso seja disponibilizado para entusiastas da história.

Navegando pelo site

Na página inicial, o Dimensions destaca um acontecimento. Hoje, 23 de agosto de 2010, por exemplo, a área afetada pelas enchentes no Paquistão é sobreposta na Europa. O usuário pode digitar qualquer cidade para comparação. Digitamos e Curitiba e o resultado foi assustador: a área atingida se espalhou por cinco estados brasileiros, do Rio Grande do Sul até Minas Gerais.

A área atingida pelas enchentes no Paquistão tendo Curitiba, no Paraná, como centro.

Na página inicial também estão destacadas “dimensões”, ou seja, categorias de eventos especiais: “Guerra ao Terror”, “Espaço”, “Profundidades”, “Mundos Antigos”, “Desastres Ambientais”, “Festivais e Espetáculos”, “Era Industrial”, “Segunda Guerra Mundial” e “Cidades na História”.

As categorias facilitam a compreensão do leitor. Ao utilizarmos palavras como “grandes proporções” e “desastre catastrófico”, nem sempre é possível ilustrá-las. Os mapas levam qualquer área para o “quintal” de quem lê e deixa tudo mais claro.

Clique aqui para acessar o Dimensions.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.