Microsoft Street Slide: passeio nas cidades como a Google não conseguiu

3 min de leitura
Imagem de: Microsoft Street Slide: passeio nas cidades como a Google não conseguiu

Desde que a Google foi lançada ela comprou briga, mesmo que involuntariamente, com uma quantidade significativa de empresas. Apesar de no início os recursos serem focados em pesquisas na internet, a companhia foi mudando seus objetivos e agora domina um grande número de segmentos.

Depois de muitos investimentos, a Google criou o serviço Google Earth. Este era o primeiro passo para mapear todo o planeta Terra, mas evidentemente demandava um enorme esforço da companhia. O Earth evoluiu, assim como o Maps também foi incrivelmente melhorado. Com o crescimento de ambos surgiu o Google Street View, o qual disponibiliza fotos com uma visão terrena das ruas de todo o mundo.

Um concorrente para o Street View

É evidente que a Google não monopolizaria o ramo por muito tempo e, assim como a Microsoft já vinha fazendo antes para concorrer com outros serviços, resolveu criar um para mapeamento fotográfico terreno: o Bing Maps Streetside. Apesar de proporcionar boas imagens, a empresa de Bill Gates não estava satisfeita e agora anuncia o novíssimo Microsoft Street Slide. Antes de continuarmos falando sobre o novo serviço da Microsoft, vale conferir um vídeo do Street View:

Apesar de ainda não estar disponível para o público, a nova ferramenta da companhia de Bill Gates promete ser bem inovadora em vários aspectos. As novidades são muitas e incluem desde a facilidade para navegar até a qualidade elevada em imagens.

Por se tratar de um ramo de alto investimento, a Microsoft pesquisou muito antes de dar o primeiro passo. Agora com o anúncio oficial e até vídeo de demonstração, os utilizadores já podem ficar na expectativa de um serviço bem aprimorado.

A flechada no calcanhar de Aquiles

Já contava a história grega que Aquiles morreu por ser atingido em um ponto vulnerável. Talvez a Google não fique com muito medo no começo, porém o investimento da Microsoft foi justamente na “falha” do serviço concorrente: a navegação.

Imagem de divulgação do Microsoft Street Slide

Enquanto o Street View trabalha com sistema de bolhas, o Street Slide promete operar com um sistema de navegação panorâmico. Qual a diferença? Basicamente o serviço da Google proporciona uma visão como se o utilizador realmente estivesse andando na rua, enquanto que o da Microsoft permite ver a rua como um todo e somente depois de escolher um ponto específico utilizar como o Street View.

Um sistema bem robusto

Evidentemente o Microsoft Street Slide é totalmente baseado em fotos reais (assim como o concorrente), mas por se tratar de um serviço com o estilo “Slide”, o serviço faz uma montagem instantânea da rua que o utilizador deseja visualizar. A navegação é bem simplificada, de modo que o usuário precisa apenas afastar a câmera para que o zoom automaticamente mude para o estilo “panorâmico”.

As fotos são montadas em sequência, sendo que uma fica ao lado da outra e complementa os detalhes para dar mais realismo. No vídeo abaixo podemos ver como funcionam todos os recursos do novo serviço da Microsoft:

Muito mais do que você pensa

Se utilizar o Street View e o Bing Maps Streetside já é fantástico, aproveitar tudo o que o Street Slide oferece vai ser impagável! O novo serviço da Microsoft possui botões facilitados para girar a câmera em 360 graus  (quando no modo panorâmico), oferece possibilidade para rotacionar 90 graus quando em cruzamentos, permite navegar através dos números das residências de cada rua ou então ir até determinada loja apenas clicando no banner dela.

Não há divulgações quanto ao progresso de mapeamento do Street Slide, mas é provável que ainda nem mesmo os EUA estejam totalmente fotografados. A Microsoft não informou se utilizará fotos já existentes do Bing ou se vai refazer todo o mapeamento, mas é possível que para lucrar mais a empresa use de esperteza e tire novas fotos, afinal será bem interessante realizar a divulgação das lojas para obter retorno financeiro.

Uma ameaça?

Será mesmo que o novíssimo Microsoft Street Slide representa alguma ameaça para o pioneiro do ramo? Tudo indica que os recursos aprimorados podem fazer boa parte dos usuários mudar de ideia, mas nada garante que o mundo inteiro vá adotar o novo serviço.

A data de lançamento da nova solução em mapas da Microsoft ainda não foi divulgada, porém é possível que uma versão de testes seja disponibilizada ainda este ano. Você gostou do serviço? Quer muito usar o novo Street Slide? Deixem seus comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.