Irã quer processar o Google por causa do Golfo Pérsico

1 min de leitura
Imagem de: Irã quer processar o Google por causa do Golfo Pérsico

Cadê o nome? (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

O Irã vai processar a Google por retirar o nome “Golfo Pérsico” do Google Maps. A ameaça do país asiático aconteceu depois que a gigante da internet deixou a porção de água que existe entre o Irã e a Península Arábica sem nome no serviço de mapas online da empresa.

O Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast disse a Associated Press que se o Google não recolocar o nome Golfo Pérsico no Google Maps, enfrentará “graves consequências”.

Ao que parece, a Google resolveu ficar neutro na disputa pelo nome da região, deixando a área sem nenhuma informação. O Golfo Pérsico também é conhecido por diversos outros nomes, como Golfo Árabe, Golfo Islâmico, Golfo Árabe-Persa ou simplesmente Golfo.

Mas o Irã, conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, é um protetor feroz do nome que considera oficial.  O país chegou a proibir companhias aéreas de usarem seu espaço aéreo, a menos que elas se referissem a porção de água exclusivamente como Golfo Pérsico.

Se a Google não colocar o nome novamente no Maps, o Irã promete levar a causa ao tribunal. O mais curioso é que a empresa retirou o nome em um esforço pela manutenção da paz, mas acabou provocando a ira do Irã.

Fonte: PC Magazine, Associated Press, Gizmodo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.