Primeiras impressões: testamos o Project Tango

2 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: testamos o Project Tango

Se depender da Google, a maneira como você interage com o ambiente ao seu redor está prestes a mudar drasticamente nos próximos anos. Uma das iniciativas mais recentes da companhia quer transformar tablets e smartphones em dispositivos capazes de mensurar alturas, distâncias e realizar projeções tridimensionais.

A ideia em questão atende pelo nome de Project Tango e foi demonstrada em detalhes durante a Google I/O 2015. O TecMundo teve a oportunidade de realizar testes com os primeiros kits de desenvolvimento – a iniciativa ainda não está disponível para o consumidor final – e conta agora quais foram as nossas primeiras impressões sobre a tecnologia.

Reconstruindo o mundo na tela do seu tablet

Antes do início da conferência, a Google disponibilizou no site oficial do Project Tango a venda dos primeiros tablets com o kit de desenvolvimento para exploração da tecnologia. Os modelos já podem ser adquiridos, em edição limitada, ao preço de US$ 512.

Em linhas gerais, a ideia é que um dispositivo mobile possa “ver da maneira como vemos”. Ou seja: ele precisa ser capaz de interpretar itens como profundidade de campo e altura para reconstrução de cenários de forma tridimensional.

Em um dos primeiros testes, ligamos a câmera do tablet para que ela pudesse capturar imagens daquilo que estava ao nosso redor. Essas imagens são “montadas” em tempo real, o que significa que em questão de minutos você tem uma versão tridimensional qualquer ambiente na tela do seu tablet.

Com esse processo concluído, é possível aplicar novos itens ao cenário ou, ainda, usar essas medidas como base para outras aplicações. Você pode ter a sua garagem com um carro dentro dela na tela do tablet, sem que para isso precise ter conhecimento algum em modelagem 3D.

Uma nova forma de entretenimento

Outras duas aplicações mais práticas chamaram a atenção em nossos testes. A primeira delas é a possibilidade de medir a altura de qualquer objeto. Basta apontar a câmera para a base e fazer uma marcação e depois guiá-la para o topo. Com isso, é possível medir a altura de uma pessoa, por exemplo, com muita facilidade.

Outro uso diferenciado deve agradar em cheio os gamers. Na experiência a que tivemos acesso, um tablet foi acoplado a uma pistola Nerf. Enquanto a tela exibia uma cenário de jogo no estilo Counter-Strike, a pistola fazia a função de gatilho. O mais legal de tudo é que caminhar para a frente, para trás os para os lados faz a movimentação do personagem, o que torna tudo mais realista.

Por fim, outra expectativa da empresa é a de que a tecnologia possa ser empregada em shoppings e supermercados. Dado o nível de precisão do rastreamento dos objetos, você poderá encontrar um item específico dentro da loja apenas usando o seu dispositivo portátil como guia.

Inegavelmente, o Project Tango é uma das apostas mais atrativas entre as que vimos na Google I/O 2015. A iniciativa segue em fase de desenvolvimento, mas agora aberta para a comunidade de programadores criarem novos recursos a partir do kit de desenvolvimento. Para conhecer mais, vale a pena visitar a página oficial do Project Tango.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.