'Android M' dará controle individual de permissões para o usuário

1 min de leitura
Imagem de: 'Android M' dará controle individual de permissões para o usuário

Em sua conferência I/O 2015, que acontece neste momento, a Google anunciou o Android M e as várias novidades que o a nova versão do Robô trará para nossos smartphones e tablets nos próximos meses. Uma das mais interessantes é o controle individual de permissões que o sistema terá.

Atualmente, quando você instala algo através da Google Play, uma grande popup pergunta se você deseja permitir que aquele app tenha acesso a determinados recursos do sistema. Se você confirmar isso, todas as permissões do app serão ativadas simultaneamente. Você até pode revogá-las posteriormente, mas isso só funciona através de apps específicos instalados para tal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o Android M, a coisa será completamente diferente. Primeiro que você não terá mais que aprovar todas as permissões na hora que instala um app pela loja. Os softwares serão instalados sem nenhuma permissão ativa. Assim que você abrir esse novo item pela primeira vez e passar a utilizar os recursos requeridos, janelinhas popup perguntarão se você quer ou não permitir o uso da ferramenta em específico.

Haverá ainda um painel para cada app mostrando todas as permissões ativas e inativas dele. Você poderá personalizar isso com apenas um toque, virando uma chavinha na interface. Todo esse novo sistema dará mais controle ao usuário, que não precisará ativar todo tipo de permissão para usar apps de terceiros.

Isso pode ser mais seguro também, uma vez que as pessoas passarão realmente a ler o que os pedidos de permissão mostram, já que eles aparecerão individualmente na tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.