Google Glass poderá ativar câmera com piscada e deve chegar só em 2014

1 min de leitura
Imagem de: Google Glass poderá ativar câmera com piscada e deve chegar só em 2014

Cada piscada é um click (Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Um usuário do Reddit resolveu fuçar o código do aplicativo do Google Glass para o Android e descobriu opções interessantes ao navegar pelas diversas linhas de programação. Uma delas é intitulada “eye gestures” e pode indicar que os sensores do dispositivo serão capazes de detectar os movimentos dos olhos.

Duas linhas de código mencionam as opções "habilitar" e "desabilitar" os gestos dos olhos, sugerindo que este recurso será opcional. Já outras linhas insinuam que o recurso poderá ser calibrado com piscadas.

Mas talvez o recurso mais surpreendente descoberto seja o comando ativado por piscadas. De acordo com o usuário, a câmera de 5 megapixels poderá capturar o que você está olhando apenas com o abrir e fechar dos olhos.

O Google já obteve uma patente de desbloqueio de tela usando informações de rastreamento ocular, mas nada havia sido mencionado com relação a piscadas.

Adiado pela segunda vez

Em uma recente entrevista concedida para a rádio BBC Radio 4, o chairman do Google, Eric Schmidt, revelou que o Google Glass não será disponibilizado para o público em geral até o próximo ano.

Esta é a segunda vez que o produto é adiado. Em 2012, a promessa era de que o aparelho seria disponibilizado para o público no início de 2013. Depois, a empresa afirmou que o Glass deveria ser lançado até o final deste ano.

Segundo Schmidt, milhares de desenvolvedores vão usar o aparelho nos próximos meses e, com base em seus feedbacks, algumas mudanças serão adotadas. Isso deve levar aproximadamente um ano, de acordo com o executivo.

Dessa forma, a expectativa é que o produto seja lançado no outono de 2014.

Responsabilidade e privacidade

À BBC Radio 4, Eric Schmidt também falou a respeito de uma das maiores polêmicas do Google Glass: a privacidade. Segundo ele, será necessário desenvolver uma nova “etiqueta social” com a chegada do produto aos consumidores finais.

De acordo com Schmidt, o Glass obviamente não deverá ser usado em situações em que seu uso for considerado incorreto. “Empresas como a Google têm uma responsabilidade muito importante em manter suas informações [do usuário] seguras”, completou.

O executivo também afirma que é responsabilidade dos usuários usar o Glass adequadamente. Segundo o chairman, é preciso entender o que está sendo feito com o dispositivo e como isso está sendo feito, além de se comportar adequadamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.