Google Fotos: como usar o serviço para alterar a data de suas imagens

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos: como usar o serviço para alterar a data de suas imagens
Imagem: The Verge
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Google Fotos é sem dúvida um dos melhores serviços para armazenar em segurança todos os seus arquivos de imagem. A plataforma – totalmente baseada na nuvem – possui espaço ilimitado para qualquer usuário guardar suas fotografias em um lugar organizado e que pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Porém, o que muita gente não sabe é que você também pode usá-lo para editar os metadados de suas fotos, alterando facilmente a data e horário dos documentos. Isso é importante para quem gosta de manter os arquivos impecavelmente organizados (vale lembrar que o Google Fotos monta álbuns fotográficos automaticamente com base no dia em que elas foram registradas).

O processo para usufruir desse recurso é muito simples. Basta acessar a versão web do Google Fotos e clicar na fotografia na qual você deseja alterar a data e/ou horário. Em seguida, clique em “Abrir informações” (ícone de um círculo com um “i” dentro). Uma coluna será aberta na região direita da tela.

Perceba que, ao lado da data atual da imagem, há um ícone de um lápis para que você edite essa informação. Clique nela. Uma pequena janela popup surgirá no centro da tela e você pode ajustar o dia e horário da fotografia à vontade. Para salvar as alterações, simplesmente clique em “Salvar”.

Simples, não? Com isso, você consegue criar álbuns com maior facilidade e até mesmo ajustar os metadados de fotografias que, por qualquer motivo, não possuem essas informações embutidas. Vale observar que esse recurso não está disponível no aplicativo do Google Fotos, sendo possível usá-lo apenas na edição web da plataforma.

E você, usa o Google Fotos? O que acha do serviço? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.