Como fazer para converter arquivos PDF para DOC com o Google Docs

1 min de leitura
Imagem de: Como fazer para converter arquivos PDF para DOC com o Google Docs
Avatar do autor

Não é incomum precisar recorrer a um programa que efetue a conversão de imagens em texto editável. Isso ocorre quando você escaneia um texto e necessita editá-lo, ou quando quer modificar o conteúdo de um documento em formato PDF, por exemplo.

Embora haja vários serviços para essa função, agora você pode optar por fazê-la diretamente a partir de sua conta no Google Docs. Abaixo, o Baixaki disponibilizou um pequeno tutorial ensinando os passos necessários para esta operação.

Iniciando o processo

Já com a interface principal do Google Docs aberta, clique no botão de “Upload” para carregar o arquivo desejado. Feito isso, a tela de upload é aberta para que você possa adicionar o documento alvo da conversão. Então, marque a alternativa “Convert text from PDF or image files to Google Docs documents” e selecione o idioma do texto.

Carregando e convertendo o arquivo

Quando tudo estiver devidamente configurado, clique em “Start Upload” para dar início ao processo. A operação demora apenas alguns minutos, podendo variar um pouco conforme a velocidade da conexão com a internet. Em seguida, ao acessar a interface central do Google Docs, observe que seu arquivo já está presente na listagem de documentos.

Ao selecionar o arquivo (ou ao abri-lo), há uma nota explicando que se trata de um documento que foi convertido a partir de um PDF ou imagem e ele pode ter perdido a formatação original, além da possibilidade de parte do texto não ter sido reconhecida de maneira apropriada.

Para salvá-lo no formato desejado, abra o documento e entre no menu “File” e escolha a opção “Download as”. Então, basta definir o tipo de arquivo desejado entre os disponíveis (ODT, PDF, RTF, texto, Word ou HTML).

download

Feito isso, o documento é armazenado em seu computador. De uma maneira geral, a escrita é bem reconhecida, identificando até mesmo acentos e caracteres especiais. Já a formatação é inteiramente perdida, incluindo tabelas, índices e títulos. Além disso, ele mantem a página com a imagem original seguida do texto.

Esta é uma forma alternativa para a conversão de imagens em texto. Ela possui a vantagem de ser associada à sua conta no Google Docs, o que pode facilitar na hora de encontrar um arquivo ou baixar um documento convertido em outro computador.

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Como fazer para converter arquivos PDF para DOC com o Google Docs