Atualização para o Google Docs vai facilitar sua vida de estudante [vídeos]

2 min de leitura
Imagem de: Atualização para o Google Docs vai facilitar sua vida de estudante [vídeos]

Seis novos recursos para o app Docs foram apresentados pela Googlenessa quarta-feira (2) em San Francisco, nos EUA, durante evento dedicado ao período de “volta às aulas”. Sistema próprio de pesquisas, digitação por meio de comandos e voz e criação automática de gráficos foram algumas das ferramentas anunciadas pela gigante.

Significa que o motor de buscas da Google agora pode ser usado durante a criação de textos no Android, através do aplicativo Docs. É possível procurar por definições de termos ou imagens, por exemplo, por meio da interface do programa – o que dispensa a trabalhosa troca entre Docs e Google (para web), economizando tempo (assista ao vídeo abaixo).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na versão para desktop (Chrome), o recurso de digitação via comandos de voz foi adicionado. Um menu com ícone de microfone pode ser acionado; basta então ditar as frases para que o sistema passe a converter sonoras em texto. Vale lembrar que a versão do Docs para Android e iOS já conta com o mecanismo de digitação automático – toque sobre botão “microfone” do teclado para aciona a função.

A criação automática de gráficos pode ser feita por “Explore”, em Sheets. Com a implementação, o programa passa a realizar a análise dos dados para a geração de imagens que ajudam o usuário a visualizar o conjunto de informações. O recurso inteligente pode, ainda, indicar o status de pontos específicos do gráfico, conforme demonstra o clipe postado a seguir.

A ferramenta de pesquisas “Form” ganhou um novo visual. Bem como o restante da suíte do Google Docs, ela se adequou, em tempo, ao Material Design nas versões para computador e mobile. Novos templates para o Docs, Sheets e Slides foram adicionada – é possível, assim, abrir um modelo pré-configurado antes de iniciar as sessões de trabalho.

Mas e quanto aos professores? Sim, o update atende também aos docentes (vídeo acima). Através do novo recurso “Classroom”, o gerenciamento de todo o material digital encaminhado aos alunos pode ser feito. Quem usa a versão de Docs para desktop poderá, também, abrir uma página para toda a rede de estudantes online de uma só vez.

É claro que algumas das inovações apresentadas pela Google estão presentes em serviços concorrentes, como o pacote de softwares Office. Fato é que a “Gigante das Buscas” tem demonstrado comprometimento com estudantes e professores em uma clara tentativa de popularizar seus serviços.

Google Docs ou Microsoft Office? Qual das suítes é a melhor? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.