Como abrir documentos do Office no Firefox diretamente pelo Google Docs

1 min de leitura
Imagem de: Como abrir documentos do Office no Firefox diretamente pelo Google Docs

O Google Docs é um dos serviços do Google mais utilizados por acadêmicos e profissionais. Seu sistema de visualização rápida de documentos economiza muito tempo no recebimento de arquivos do Office, que não precisam ser abertos por visualizadores de textos, planilhas ou arquivos PDF.

Se esta ferramenta é muito útil quando utilizada dentro do Gmail, se aplicada ao navegador ela pode tornar-se uma poderosa aliada do usuário. E, se você quer eliminar a etapa de escolher entre o download ou a abertura dos arquivos quando está navegando com o Firefox, é só seguir este passo a passo do Baixaki.

A extensão

Para começar, faça o download da extensão GViewer, clicando aqui. Você deve seguir a instalação conforme os passos requeridos, sendo que, ao final do processo, o Firefox deve ser reiniciado.

Quando o navegador se abre novamente, a janela de extensões deve aparecer. Caso isso não aconteça, você pode ter acesso a ela através da opção “Complementos” dentro do menu “Ferramentas”. Você deve então escolher a aplicação que acabou de instalar e selecionar “Opções”, conforme a imagem abaixo.

Na janela que se abre, selecione os arquivos que deseja abrir diretamente no browser.

Após clicar em “Ok” e fechar a aba de complementos você vai perceber que, sempre que selecionar um arquivo com as extensões pré-determinadas, o Google Docs será aberto, revelando o documento escolhido por você.

...

Este é um guia simples, porém de grande utilidade para quem não tem tempo a perder quando realiza pesquisas na web. Outra grande vantagem do sistema da Google é que ele ainda permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos online, funcionando com o sistema de computação nas nuvens.

Assim, todos os arquivos abertos pela ferramenta podem ser salvos na sua conta, economizando espaço no HD, além de proporcionar a disponibilidade destes documentos em qualquer computador com acesso à rede.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.