Você sabe o que é o menu de contexto do Windows? É aquela aba com opções que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse sobre praticamente qualquer ícone dentro do computador. Por exemplo, para criar uma nova pasta dentro de um diretório qualquer, você clica com o botão direito e, no menu de contexto, você seleciona a opção desejada.

Menu de contexto

Existem muitas opções para este menu, como a possibilidade de criar novos documentos, diretórios, atalhos, entre outros. E se você quiser adicionar a possibilidade de criar um novo documento do Google Docs ou do Google Apps diretamente no menu de contexto do Windows? É possível fazer isso, saiba como neste tutorial que o Baixaki preparou para você!

O que você vai precisar para fazer isso?

É preciso fazer o download do pacote de ícones e entradas de registro disponibilizado aqui. Este pacote contém todos os ícones que você precisa e um atalho para as modificações necessárias para que os ícones apareçam no menu de contexto. Dessa forma, ao invés de fazer as alterações manualmente, basta seguir os passos a seguir:

Extraia o arquivo ZIP que foi baixado para uma pasta. Dentro da pasta extraída existem alguns ícones e duas entradas de registro, “AddGoogleDocsToNewMenu” e “UninstallGoogleNewMenu”. A primeira serve para fazer as modificações e a segunda, para desfazê-las, caso você não queira mais que essa opção esteja disponível no menu.

Dê um duplo clique na entrada “AddGoogleDocsToNewMenu”. Você verá uma caixa perguntando se deseja permitir a alteração de registro. Clique em “Sim” para continuar. A seguir uma caixa aparece dizendo que a operação foi um sucesso. Falta pouco para concluir as alterações agora!

A operação foi um sucesso!

Copie os arquivos “googledocs”, “googledocsrunner”, “googledrawing”, “googlepresentation” e “googlespreadsheets” para o diretório do Windows do seu computador, dentro das pastas do sistema. Basta copiar, não é preciso fazer mais nada com eles.

Arquivos copiados para a pasta do sistema

Pronto! Agora clique com o botão direito do mouse em algum ponto da Área de trabalho e clique em “Atualizar” (“Refresh”), para que os ícones e opções adicionados apareçam corretamente. Abra novamente este menu e o resultado mostrado será este:

Menu de contexto modificado com os novos ícones

Agora pode começar a criar documentos do Google Docs e Google Apps diretamente a partir do menu de contexto do seu computador! Esta dica funciona com qualquer versão do Windows. Se você quiser mais dicas como esta, fique ligado nas novidades do Baixaki!

Cupons de desconto TecMundo: