Planilhas da Google ficam mais inteligentes com novo addon Smart Autofill

1 min de leitura
Imagem de: Planilhas da Google ficam mais inteligentes com novo addon Smart Autofill
Imagem: YouTube

O programa de planilhas do Google Docs recebeu recentemente um ligeiro aprimoramento de QI com o lançamento de um novo addon de autopreenchimento inteligente, o Smart Autofill, que prevê valores que estejam faltando em colunas vazias em uma tabela. Diferentemente do recurso padrão que insere informações simples como datas e dias da semana, a novidade usa a API de previsão da gigante das buscas para analisar dados presentes no documento.

No exemplo a seguir, a Google usou algumas informações básicas sobre carros usados, incluindo ano, tipo de veículo, quilometragem, número de portas e o preço de alguns dos automóveis listados. Uma vez que os valores costumam ser relacionados com as características de cada carro, torna-se possível usar o Smart Autofill para prever os preços estimados dos modelos que não possuem um montante determinado na lista.

Após instalar o addon (clique aqui), você pode utilizá-lo selecionando o menu “Complementos” em uma planilha, indo até a opção “Smart Autofill” e clicando em “Start”, o que fará aparecer uma barra lateral. Basta, então, selecionar as colunas com as informações a serem usadas e aquela que você pretende preencher, clicar em “Next”, indicar a coluna alvo e, por fim, selecionar “Start”.

Trocando em miúdos

“O melhor modelo é automaticamente escolhido para seu problema por meio da busca por aquele com a menor falha de classificação (para dados de categoria) ou erro de valor quadrático médio (para informações numéricas) possível, calculados com o uso de validação cruzada no conjunto de exemplos indicados”, disseram os representantes da Google. O serviço oferece ainda uma margem de erro para que você saiba quanta certeza pode ter da resposta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.