Google Docs Drawing: ferramenta online aposenta o Microsoft Paint

2 min de leitura
Imagem de: Google Docs Drawing: ferramenta online aposenta o Microsoft Paint

Neste artigo o Baixaki comentará sobre a ferramenta de desenho existente no Google Docs e argumentará a favor da tese de que substituir o Paint por ela é uma decisão muito sábia. Afinal, esta é mais fácil de usar e apresenta mais opções e possibilidades do que a outra.

Com a existência de vários programas gratuitos bons para editar imagens e tantos outros para realizar capturas de tela, utilizar o Paint se tornou desnecessário. Caso você não saiba, ele é uma ferramenta simples de edição de imagens que vem instalado junto ao Windows desde épocas primordiais.

Há muito tempo...

De fato, há 5 ou 10 anos o programa ainda dava conta de ajudar o usuário padrão com necessidades básicas de edição e criação de imagens. Porém, hoje esse não é mais o caso para qualquer um que prime pela qualidade de suas fotos – pois, como é sabido por quem usa, a qualidade das imagens cai bastante dependendo do formato em que são salvas pelo Paint.

Comparação

Programas de edição de imagens grátis existem aos cachos, portanto não há razão para usar o Paint. Contudo, muitos deles são bastante pesados ou apresentam ferramentas em demasia, deixando o usuário comum perdido e sem saber onde encontrar as opções básicas do programa.

Com a ferramenta de desenho do Google Docs você tem a opção definitiva (até o momento), para substituir o Paint sem precisar instalar programas pesados e, além disso, sem precisar se preocupar em não saber como usar as opções. Isso porque ele é muito fácil de usar, está em português e também conta com diversas ferramentas não existentes no programa da Microsoft.

Mais opções e melhor qualidade

Um dos diferenciais mais marcantes no Google Docs é a existência do menu “Inserir”, pois nele há tipos específicos de traçados que dinamizam sua utilização. A grande quantidade de atalhos também é um referencial importante, porque, diferente do Paint, eles são de grande relevância (são os mais usados), por exemplo: para aumentar o zoom é só apertar Ctrl e a tecla “+”.

Opções

De maneira mais resumida, a ferramenta de desenho do Google Docs é uma espécie de mistura do Paint com o Word – o que é perceptível graças a detalhes como o controle de redimensionamento de imagens e inserção de “Word Arts” –, porém exclusivamente online

Além disso, talvez a possibilidade mais interessante desta ferramenta seja uma que também está disponível para os outros editores do Google Docs (texto, planilha, apresentação e formulário): a edição simultânea de conteúdo. Isto é, você e outras pessoas podem desenhar ao mesmo tempo em um mesmo arquivo!

Trocando em miúdos: com o Google Docs você pode desenhar junto com outras pessoas usando uma gama maior de ferramentas e com excelente qualidade, enquanto no Paint você está sozinho e conta com uma qualidade inferior. E então, qual deles você escolhe?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.