Agora, vamos ensinar uma dica muito importante para estudantes e profissionais que precisam apresentar textos — seja na escola, na faculdade ou em alguma reunião: como colocar notas de rodapé.

As notas de rodapé são aquelas citações ou referências que você encontra no final da página. Sempre com fonte menor e divididas do texto, elas servem para aprofundar algum assunto descrito. Por exemplo, se você está falando sobre um smartphone X e marcar a palavra com uma nota, ao final da página você encontra mais informações sobre ele, como fabricante, sistema, data de fabricação etc.

Se você usa o Google Docs, uma das ótimas ferramentas de edição de texto online disponíveis por aí, é bem fácil fazer isso — e a própria plataforma ainda realiza as pesquisas para você adicionar como referência.

Caso ainda não saiba como fazer isso, siga os passos e veja como adicionar uma nota de rodapé não exige um conhecimento absurdo. Acompanhe:

Primeiro passo

Abra o texto no Google Docs. Agora, selecione uma palavra que você queira adicionar como nota de rodapé.

Segundo passo

Depois que você selecionar a palavra, vá em "Ferramentas", na barra acima, e escolha "Pesquisar" para iniciar o processo.

Terceiro passo

Assim que você clicar em pesquisar, uma barra lateral com mais informações da palavra vai ser aberta no lado direito do texto. 

Caso encontre uma informação bacana e queira colocar como nota de rodapé, basta passar o mouse sobre o link que a opção "Citar" vai aparecer. Clique nela.

Quarto passo

Note que um número apareceu ao lado da palavra selecionada no texto. Veja na imagem o resultado:

Agora, no final da página, a nota de rodapé:

As notas de rodapé deixam um texto mais rico e ajudam a solucionar dúvidas de maneira mais fácil. Use e abuse desse recurso — e boa escrita!

Você usa o Google Docs? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: