Chrome: aprenda a usar o recurso de zoom no navegador da Google

2 min de leitura
Imagem de: Chrome: aprenda a usar o recurso de zoom no navegador da Google

O navegador Google Chrome tornou-se rapidamente o queridinho de muita gente que navega pela internet, desbancando browsers consagrados, como o Internet Explorer, o Firefox e o Safari. Ele disponibiliza uma porção de funções que podem ser bastante úteis na visitação de diversos sites que nem sempre apresentam um design agradável para os olhos.

Um recurso bastante interessante do Google Chrome é o zoom, possível de ser usado para aumentar ou diminuir o tamanho do que vemos na nossa tela. Com ele podemos melhorar muito a visualização de uma página com letras muito pequenas, por exemplo, ou “afastar” para que seja possível ver uma imagem muito grande por inteiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma opção muito prática que esse navegador apresenta é a possibilidade de predefinirmos o zoom desejado para sites diferentes, evitando ter que regular o tamanho das páginas toda vez que fazemos diferentes visitas. Veja a seguir como é possível configurar tudo isso através de passos simples.

Utilizando o zoom simples

Nas instruções a seguir, vamos ver como aumentar ou diminuir o tamanho de páginas no Chrome. Vale lembrar que o valor de zoom que você definir em um site fica registrado e será o mesmo quando você visitá-lo novamente.

Primeiro passo

Acesse o menu principal do Chrome clicando no ícone encontrado no canto superior direito do navegador.

Segundo passo

Na opção “Zoom”, você deve ver o tamanho atual da página, normalmente 100%. Para alterar o valor, clique nos botões de “-” e “+”. Clicar no “+” aumenta o tamanho da página, enquanto ativar o botão “-” diminui o que vemos na tela.

Configurando o zoom específico de cada página

Sempre que você definir o zoom de uma página, ele vai ficar registrado no navegador para que sempre que você acessar novamente aquele site, ele seja exibido com o mesmo valor de zoom. Para verificar a quantidade de aproximação registrada em cada um dos sites que você visita, faça o seguinte:

Primeiro passo

Acesse o menu principal do Chrome clicando no ícone encontrado no canto superior direito do navegador e clique na opção “Configurações”.

Segundo passo

Na página seguinte, clique no link “Mostrar configurações avançadas...” encontrado na parte inferior da tela.

Terceiro passo

Uma série de novas opções vai ser mostrada. Clique no botão “Configurações de conteúdo...”.

Quarto passo

Uma nova janela vai se abrir. Desça a barra de rolagem até o fim e clique no botão “Gerenciar...” dentro da seção “Níveis de zoom”.

Dentro dessa janela, você verá todos os sites que possuem um valor de aproximação definido. Para removê-los e ver as páginas novamente no padrão de 100%, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o registro e clicar no X para excluí-lo.

.....

Caso você queira definir mais páginas com valores de zoom diferentes, basta acessá-las e realizar o primeiro passo a passo desse artigo.

Como a ferramenta de zoom do Google Chrome pode aperfeiçoar nossa experiência de navegação? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.