Extensão de Chrome transmite links através de som [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Extensão de Chrome transmite links através de som [vídeo]

A Google anunciou uma nova extensão para o navegador Chrome: o Google Tone. Trata-se de um programa que transmite links de internet através de sons audíveis entre máquinas localizadas umas perto das outras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para funcionar, todos os computadores envolvidos devem ter alto-falantes, microfones e a extensão instalada. Ao chegar numa página que o usuário quer que seja compartilhada, ele deve pressionar o botão de megafone no navegador.

Assim, a máquina toca uma sequência de bipes e todos os micros que tenham os requisitos acima recebem um alerta. Ao confirmá-lo, o link em questão é aberto.

"O Tone nasceu de uma ideia de que, embora os métodos de comunicação digital, como o email e o chat, tenham feito com que compartilhar dados ao redor do globo ficassem infinitamente mais fácil, barato e rápido, ficou mais complicado compartilhar algo com as pessoas mais perto de você", diz o blog da Google.

"O Tone tem o objetivo de tornar o compartilhamento entre pessoas próximas tão fácil quanto conversar com elas", escreveram o pesquisador de interação Alex Kauffmann e o engenheiro do software Boris Smus.

Como uma conversa

Segundo a dupla, a primeira versão do programa foi feita em uma única tarde, e eles se viram usando a extensão para compartilhar documentos de forma rápida em uma reunião, trocando arquivos de design enquanto colaboravam um com o outro na interface de usuário, compartilhando links relevantes sem ter que interromper as conversas.

Os dois contam que o protótipo inicial usava um esquema eficiente de áudio que soava terrível (deve ser como aqueles sons de modem discado de antigamente), então eles resolveram usar uma frequência fora da faixa audível. No entanto, como a maioria dos microfones dos computadores eram otimizados para voz, a dupla passou a usar o sistema que é utilizado nos telefones de tom.

Baixe a extensão nesse link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.