Sites em 'estilo PDF': modo de leitura para o Chrome deve chegar em breve

1 min de leitura
Imagem de: Sites em 'estilo PDF': modo de leitura para o Chrome deve chegar em breve
Imagem: Wallpaper Series

Um recurso providencial a internautas que costumam ler conteúdo online está prestes a chegar. De acordo com François Beaufort, um dos desenvolvedores do projeto open-source DOM Distiller, uma ferramenta inspirada no modo de leitura do Safari será lançada ao Google Chrome.

A nova extensão vai possibilitar a leitores uma experiência mais intensa, uma vez que, ao abrir o conteúdo em uma página alternativa, somente o texto e imagens relacionadas ao conteúdo que se quer consumir serão exibidas – botões desnecessários, propagandas e links não atrelados às histórias são removidos, deixando a página com o visual de um “documento PDF”.

A versão prévia da ferramenta já pode ser conferida por donos de dispositivos móveis, segundo explica Beaufort. “Se você está usando um mobile, ative o ‘Reader Mode’ em chrome://flags#enable-reader-mode-toolbar-icon, reinicie o app e toque sobre a opção ‘Reader Mode’ para testar o recurso”, explica.

Quem faz uso do navegador em versão para computadores também tem a chance de colocar a "beta" do app à prova. Usuários podem utilizar a opção “Enable DOM Distiller”. Uma vez ativada, a ferramenta vai exibir o menu “Distil page” (clique aqui e acesse informações técnicas sobre o projeto DOM Distiller). Vale lembrar que extensões que executam função semelhante à tarefa de "Reader Moder" já existem (consulte, por exemplo, as funcionalidades de Clearly).

Por já estar em fase de testes, o modo de leitura para o browser da Google não deve demorar a chegar em versão final a todos os seus clientes. Vale mencionar que não somente a Gigante das Buscas está atenta ao consumo de textos online por leitores ávidos; a Microsoft parece também estar trabalhando em um uma extensão dedicada à leitura para seu vindouro Spartan.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.