Google Chrome: 8 extensões incríveis para você mudar o visual da Nova Guia

4 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: 8 extensões incríveis para você mudar o visual da Nova Guia
Imagem: Black God

Uma das características mais marcantes do navegador Google Chrome é a liberdade de personalização que ele oferece aos seus usuários. Além de poder instalar temas e add-ons que adicionam funcionalidades diversas ao browser, você pode também dar uma repaginada completa no visual da página Nova Guia – aquela que surge sempre que você abre uma nova aba no programa.

Por padrão, a Nova Guia exibe um formulário de pesquisa e oito atalhos para os sites mais acessados naquele computador. Contudo, utilizando as extensões selecionadas neste artigo, você consegue mudar radicalmente o visual e as funcionalidades desse guia, tornando-o mais atrativo e útil para o seu cotidiano. Todos os aplicativos listados a seguir são completamente gratuitos, leves (não alteram o desempenho do browser) e podem ser instalados pela própria Chrome Web Store. Experimente-os, escolha seu favorito e divirta-se!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1) Earth View from Google Maps

Esta extensão não é exatamente a mais útil de nossa lista, mas certamente vai deixar seu Chrome um pouco mais bonito. Sempre que você abrir uma Nova Guia, este add-on exibirá uma bela imagem fotografada por um satélite. A foto mostrada é escolhida randomicamente: há cenários urbanos, cânions, praias e até mesmo vulcões. Ao clicar no ícone de um globo terrestre (localizado no canto inferior direito da tela), você será imediatamente redirecionado para o Google Maps na região daquela foto.

2) Momentum

Sendo considerado um dos melhores apps do gênero, o Momentum transforma sua Nova Guia em um nível tão radical que você terá dificuldades para reconhecê-la. Com este plugin instalado, abrir uma nova aba no Chrome significa visitar uma página que exibe a hora, temperatura local, uma saudação, uma lista de tarefas e até mesmo uma citação inspiradora de alguma personalidade famosa. O melhor é que tudo isso pode ser configurado por você (o usuário escolhe o que deve ou não ser exibido) e suas configurações ficam sincronizadas na sua conta do Momentum.

3) Currently

Este aqui é para quem gosta de algo mais minimalista. Com visual extremamente clean e elegante, o Currently exibe o horário, temperatura atual e previsão meteorológica para a cidade. O detalhe é que ele faz isso de uma forma bem atraente. Você pode ainda personalizar vários aspectos do add-on, incluindo suas cores, idioma e unidade utilizada para medir a temperatura (Celsius ou Fahrenheit).

4) Modern New Tab Page

Gosta da interface do Windows 8 (que ficou popularmente conhecida como Metro, um nome não oficial)? Então o Modern New Tab Page foi feito para você. Ele deixa a Nova Guia do Chrome com a mesma cara da Tela Iniciar do sistema operacional da Microsoft: toda minimalista e com atalhos quadriculares. Você pode reordená-los, adicionar novos atalhos (sendo possível inclusive selecionar uma imagem e cor específica) e organizar a página de acordo com sua vontade. Alguns dos tiles são animados e podem inclusive mostrar feed RSS de algum site de escolha – como o TecMundo.

5) Dayboard – New Tab Page

Extensão perfeita para quem não consegue ficar sem uma lista de tarefas para organizar seus afazeres. Ao abrir o Dayboard pela primeira vez, você será questionado sobre ao menos cinco tarefas que você precisa concluir hoje. Essa listagem aparecerá sempre que você abrir uma Nova Guia, sendo possível marcar algum compromisso como feito, apagá-lo para sempre ou simplesmente adiá-lo para amanhã. Não é o add-on mais bonito de nossa seleção, mas com certeza é bastante útil.

6) iOS 7 New Tab

Sabemos que já chegamos ao iOS 8, mas nada impede de você usar a identidade visual do iOS 7 na Nova Guia de seu navegador, não é mesmo? Com o iOS 7 New Tab, você vê uma reprodução perfeita de um iPad/iPhone sempre que abrir uma nova aba no browser da Google. Os atalhos exibidos não são para sites, mas sim para aplicativos e jogos da Chrome Web Store; se o monitor de sua máquina for sensível ao toque, você pode até mesmo arrastar o dedo para mudar de telas, assim como acontece em um genuíno aparelho com iOS!

7) Dream Afar New Tab

O Dream Afar New Tab lembra muito o primeiro plugin de nossa lista. Ele apresenta uma belíssima fotografia por dia dos lugares mais belos do mundo – a intenção é fazer com que você se sinta viajando sem sair de casa. Além de ser bonito, o add-on evidencia uma caixa de pesquisa do Google, exibe a hora e temperatura local e mostra seus sites mais acessados de uma forma bastante discreta.

8) Card Board – New Tab Page

Por fim, apresentamos o Card Board, um plugin fortemente inspirado no Google Now. Assim como ocorre no assistente pessoal da Google, a Nova Guia equipada com este add-on passa a exibir informações relevantes ao usuário no formato de cards (cartas), tendo uma interface bem bonita e moderna. Além de exibir uma lista com apps instalados, sites mais acessados, últimos downloads e páginas favoritas recentes, a extensão também oferece um atalho que lhe permite apagar dados de navegação – cache, cookies, histórico etc. – de uma forma bem mais rápida e prática.

.....

E você? Também conhece outras extensões bacanas que modificam e aprimoram a Nova Guia do Google Chrome? Compartilhe seu conhecimento e dê mais sugestões de apps do gênero usando o campo de comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.