Google Chrome: como ativar o perfil de convidado

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: como ativar o perfil de convidado

Ativando o modo de visitante do Chrome (Fonte da imagem: iStock)

Normalmente, uma das primeiras coisas que fazemos no computador é personalizar as nossas configurações para deixá-lo de acordo com as nossas necessidades. Assim, quando você deixa outra pessoa utilizar a máquina para alguma tarefa, pode ser extremamente irritante encontrar alguma dessas opções de maneira diferente.

O mesmo acontece no caso do seu navegador. Com tantos favoritos e botões organizados para otimizar o seu uso, a última coisa que a maioria das pessoas deseja é que alguém mude as suas configurações no browser. Porém, se você utiliza o Google Chrome, pode habilitar uma função que abre uma janela do navegador no “modo visitante”.

Assim, você não corre o risco de algo ser modificado nas configurações do seu perfil por quem estiver utilizando o navegador. Aviso: vale apenas lembrar que essa função ainda está em modo experimental no navegador.

Ativando o perfil de visitante

Primeiro, abra o Chrome e, na barra de endereços, digite: “chrome://flags/#enable-new-profile-management” (sem as aspas) e pressione o Enter do teclado.

Iniciando o processo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, na alternativa “Ativar novo sistema de gerenciamento de perfis”, clique no botão “Ativar”. Observação: a opção deve aparecer com destaque, para facilitar a sua localização na tela.

Ativando a opção (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, uma opção para reiniciar o navegador é exibida na parte inferior da tela e você deve clicar nela para que as suas alterações passem a ter efeito.

Reiniciando o navegador (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Logo após o Chrome ser reiniciado, você passa a visualizar um pequeno avatar no canto superior esquerdo do navegador. Então, basta clicar nesse botão e escolher a alternativa “Navegar como visitante”. Caso você já tivesse perfis no browser, basta clicar no ícone para selecionar a opção citada.

Entrando como visitante (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Concluída a operação, uma nova janela é aberta já em “modo de visitante”. Sempre que você precisar abrir o navegador dessa forma, basta clicar no avatar e escolher a alternativa citada.

Janela no modo de visitante (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Vale apenas reforçar que essa função está disponível apenas para a versão de Windows do Chrome. Além disso, trata-se de uma opção que ainda se encontra em modo experimental, podendo causar instabilidade no navegador. Posteriormente, se você quiser (ou precisar) desabilitar esse modo de navegação, basta seguir os passos citados no tutorial e clicar em “Desativar” na opção apresentada no texto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.