Chrome finalmente bate o Internet Explorer e se torna o rei dos navegadores

1 min de leitura
Imagem de: Chrome finalmente bate o Internet Explorer e se torna o rei dos navegadores

Chrome é o novo líder mundial dos navegadores (Fonte da imagem: Nokia House)

O navegador menos admirado do planeta acaba de perder o seu reinado: o Chrome finalmente bateu o Internet Explorer e tornou-se o navegador mais usado no mundo, de acordo com informações do StatCounter. É a primeira vez que o navegador da Google fica em primeiro lugar no ranking de tráfego durante a medição de uma semana inteira – antes o Chrome batia o IE apenas nos finais de semana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A liderança foi conquistada na semana passada, entre os dias 14 e 20 de maio. Neste período, o Chrome liderou com participação de 32,76%, enquanto o Internet Explorer manteve uma fatia de 31,94%. Uma diferença muito pequena, mas que deve ser ampliada devido ao crescimento vertiginoso do Chrome, que rouba cada vez mais usuários do navegador da Microsoft.

Enquanto isso, os demais navegadores mantêm uma relativa estabilidade. O Firefox detém 25,47% do mercado, o Safari 7,08% e o Opera, 1,74%. Nunca é demais lembrar que o Chrome tem apenas três anos e meio de vida, o que faz o IE parecer jurássico, com seus 17 anos de existência.

Diferenças regionais

A Google deve agradecer principalmente à América do Sul pelo bom desempenho de seu navegador. O Chrome domina praticamente metade dos acessos por aqui, com uma fatia de 49,65%, contra 26,35% do IE. Na Ásia, o navegador também tem uma boa vantagem, com 37,82% dos acessos contra 32,56% do navegador da Microsoft.

Na América do Norte, o Internet Explorer ainda mantém a liderança – 37 a 26 por cento. Já na Europa, a disputa pelo primeiro lugar é bem equilibrada entre os três primeiros colocados: O Chrome detém 29,45% do mercado regional e, o IE, 28,4% – ambos atrás do líder Firefox, com 30,69%.

Na Oceania, o IE tem uma grande vantagem sobre o Chrome (34,32% contra 26,03%), que está em segundo lugar; na África, o domínio é do Firefox (40,78%), que se mantém a frente dos dois grandes rivais (29,79% de participação do Chrome e 23,49% do IE).

Fonte: StatCounter

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.