Google Chrome: como adicionar mais de um perfil no navegador

2 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: como adicionar mais de um perfil no navegador

Com a versão 16.0 Beta do Google Chrome, novas possibilidades de interação foram adicionadas à interface do navegador. Apesar de este lançamento ainda estar na fase de testes, já é possível aproveitar as novidades trazidas pela empresa.

Uma delas é a opção de utilizar o aplicativo com mais de um perfil ao mesmo tempo. Com isso, é possível mostrar preferências diferenciadas e escolher uma aparência personalizada para cada usuário cadastrado, como se cada um utilizasse uma máquina diferente. Um exemplo disso é a possibilidade de acessar várias contas do Gmail simultaneamente, sem que você seja desconectado de nenhuma delas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por padrão, essa funcionalidade não vem ativada no Google Chrome Beta. É preciso acessar as configurações do navegador a fim de habilitar e de registrar quais as contas que serão adicionadas à interface. Neste artigo, é apresentado um rápido tutorial mostrando como essa alteração é feita e quais as diferenças, vantagens e desvantagens percebidas após a mudança.

Atenção! Para utilizar múltiplos perfis, é necessário ter o Google Chrome Beta em seu computador. Se você possui outra versão do navegador, desinstale-a antes de dar início à instalação da Beta, pois isso pode gerar algum erro durante o processo.

Faça você mesmo

1. No cantor superior direito da tela do navegador, clique sobre o botão “Personalizar e controlar o Google Chrome”, simbolizado pelo desenho de uma ferramenta;

2. Quando a janela de possibilidades for aberta, selecione “Opções”;

Ampliar

3. Em seguida, acesse o item “Coisas pessoais”;

Ampliar

Ampliar

4. O segundo item da nova tela, intitulado de “Usuários”, exibe o botão “Adicionar novo usuário”. Clique sobre essa função;

5. No mesmo instante, o Google Chrome abre uma nova janela na qual é necessário inserir o email e a senha da conta que você deseja cadastrar;

Ampliar

Importante! Somente emails do Gmail podem ser utilizados nesse cadastro de múltiplos usuários. Se você ainda não possui uma conta no provedor de correio eletrônico do Google, clique aqui para saber como proceder.

Ampliar

6. Assim que as contas forem cadastradas, é possível notar que novos perfis são inseridos na seção “Usuários”. Além disso, cada janela do Google Chrome aberta é mostrada com o ícone que representa o usuário que está ativo, tanto na Barra de tarefas, quanto na parte superior esquerda da tela do navegador.

Impressões, vantagens e desvantagens

Com essa dica, não é preciso mais perder tempo desconectando de um perfil para ser possível visualizar outro. Você pode inserir quantas contas quiser, definir o nome que desejar e escolher um dos ícones oferecidos pelo Chrome para representar o perfil criado.

Não se assuste se a Barra de tarefas ficar cheia. Isso acontece quando você utiliza vários usuários diferentes ao mesmo tempo. Para cada perfil acessado, o Google Chrome abre uma nova tela, para evitar que as contas sejam confundidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.