Google+: como importar todos os seus amigos do Facebook

4 min de leitura
Imagem de: Google+: como importar todos os seus amigos do Facebook

A briga entre Google e Facebook vem esquentando cada vez mais. Desde que a versão de testes do Google+ começou a circular, muita gente especula que Larry Page e Sergey Brin possam finalmente dar a volta por cima no âmbito das redes sociais.

Enquanto o Facebook vem crescendo cada vez mais, o Google Buzz — lançado ano passado — não emplacou e as atualizações do Orkut não foram suficientes para entusiasmar os usuários. Agora, o Plus do Google pretende recuperar o tempo e o terreno perdidos.

Depois de mostrarmos o guia passo a passo de como importar contatos do Facebook para o Gmail, agora vamos ensinar um processo um pouco parecido: como exportar os contatos do Facebook para o seu perfil do Google+.

1. Google Chrome e extensão

Primeiramente, você precisará do navegador Google Chrome rodando na sua máquina. Basta clicar neste link para baixar o arquivo. Após a instalação do programa, você deve seguir neste link para adicionar a extensão “Facebook Friend Exporter”.

Ampliar

O processo é bem rápido e leva apenas alguns segundos a partir do momento em que você clica em “Instalar”. Lembramos, entretanto, que a instalação do add-on deve ser feita exclusivamente através do próprio Google Chrome — assim como os próximos passos a serem tomados.

2. Configurando o Facebook

Para colocar o plano em prática, antes é preciso mexer em algumas configurações do Facebook. Acesse seu perfil e vá em Conta > Configurações da Conta. Na tela que abriu, clique em “Idiomas” e selecione “English (US)”.

Ampliar

Pronto, agora será possível visualizar uma nova opção no menu superior do Facebook, “Export friends!”. Ao clicar nela, você verá uma mensagem de alerta. Clique em “Redirect now” para continuar com o procedimento.

Ampliar3. Coletando as informações dos seus contatos

Na próxima página constarão os termos de serviço do aplicativo. É só marcar o box com “I have read the Terms of Service” e clicar em “Let’s get started!”. Nesse momento, as fotos de todos os seus amigos vão aparecer em uma lista única.

Ampliar

Clique em “Let’s start!” e prepare-se para esperar. O aplicativo irá contabilizar e retirar informações de cada contato seu individualmente. Dependendo da quantidade de amigos que você tem, essa etapa pode demorar vários minutos. O acompanhamento é feito em um log de texto e o número de contatos que ainda precisam ser processados é exibido de forma decrescente.

Seja paciente: nesse momento, você não deve mexer em nada no seu Facebook — nem mesmo usando outra aba do navegador. Isso pode acabar causando problemas na correspondência dos dados e estragando a exportação dos contatos.

Ampliar

Quando o resultado finalmente for concluído, o aplicativo mostrará duas alternativas para trabalhar com a lista processada. Apesar de existir a opção automática (a primeira), ela não funciona tão bem. Portanto, vamos ao processo manual de importação, através do segundo ícone.

Ampliar

Essa escolha exibirá um quadro branco com um arquivo enorme de texto. Agora você deve selecionar todo o material e colar em outro arquivo. Para ficar mais fácil, use o atalho CTRL+A (selecionar tudo) e depois copie com CTRL+C. Feito isso, abra um novo arquivo no bloco de notas e cole o texto. Salve-o em um local de fácil acesso.

Ampliar

4. Acessando a agenda do Gmail

O Gmail serve como uma ponte para os contatos que podem constar nos seus círculos do Google+. Portanto, antes de tudo, é preciso pegar os contatos exportados do Facebook e acrescentar à agenda do Gmail.

Entre em http://contacts.google.com e efetue seu login. Siga em Importar > Escolher arquivo. Selecione o arquivo em TXT previamente salvo e dê OK > Importar. Bingo! Se você quiser, também pode ver os detalhes (contato por contato importado).

Ampliar

5. Dentro do Google+

Agora, acesse seu perfil do Google+ na tela referente aos círculos de amizade (http://plus.google.com/circles). No campo para procurar contatos, digite os nomes das pessoas que você adicionou à lista de contatos do Google.

Depois, basta arrastá-las para algum dos seus círculos. Se você tem dúvidas sobre como funciona esse sistema, consulte nosso artigo destinado exclusivamente ao assunto.

Ampliar

Polêmicas

Apesar dos esforços do time do Facebook para não permitir o escambo de contatos entre sua rede social e o novo projeto do Google (há alertas de tentativas de que o pessoal de Zuckerberg tentou proibir o Facebook Friend Finder), conseguimos retirar os emails sem problema através do aplicativo.

A versão do Google Chrome utilizada para o guia foi a mais recente até o momento (12.0) e, como mencionamos acima, não fizemos uso de nenhuma função do Facebook enquanto o Friend Finder operava na coleta de dados dos contatos.

...

E então, conseguiu adicionar mais alguns amigos para movimentar a timeline do seu Google+? Não podemos nos esquecer, claro, de outra vantagem: depois de adicionar esses contatos, você também pode chamá-los para participar da rede através do sistema de convites.

Conte-nos abaixo como têm sido suas experiências com o Google+. Caso ainda não tenha seu perfil no site, não hesite em falar sobre as expectativas acerca do projeto — pois, assim como você, nós também estamos esperando a versão completinha e liberada do serviço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.