Recurso escondido do Chrome permite usar navegador mobile mais facilmente

1 min de leitura
Imagem de: Recurso escondido do Chrome permite usar navegador mobile mais facilmente
Imagem: Prophet Hacker

Investir em uma boa experiência do usuário é um fator chave para que o público se encante com a interface do seu aplicativo e se sinta confortável mexendo nela. Essa importância do trabalho do profissional de UX é vista nas constantes reformulações que os apps sofrem de tempos em tempo – geralmente baseadas em feedback dos próprios usuários. Com isso em mente, a Google parece pronta para fazer uma mudança pequena mas gerar um grande impacto em seu Chrome para celulares: trazer a barra de endereço para a base da tela.

Partindo da dica de um leitor do site, o pessoal do Android Police constatou que a versão para desenvolvedores do navegador mobile da Gigante das Buscas ganhou um recurso chamado “Chrome Home”. Caso você use a edição de testes do Chrome ou do Canary, basta digitar o comando “chrome://flags/#enable-chrome-home” (sem as aspas) para que o browser exiba a nova opção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O visual temporário do recurso é mais ou menos esse

Assim que ela é ativada e o programa é reiniciado, o campo de buscas do navegador sai da parte superior do display para a inferior. Outras ferramentas que acompanham a barrinha é o contador de abas e o botão que abre uma nova tab do Chrome – exibidos geralmente quando o menu de janelas do Android é ativado. Com a novidade, o browser segue os passos de outros concorrentes do segmento, que já oferecem opções para deixar menus e atalhos mais perto do seu dedão.

De quebra isso pode resolver o malabarismo digital ou a necessidade de usar duas mãos na hora de operar adequadamente smartphones mais encorpados. No entanto, a solução adotada pela Google ainda parece estar longe de ser a mais adequada ou mesmo de estar finalizada. Isso porque, além de a função estar basicamente em um “menu secreto” do app, a mudança da barra de endereços de uma ponta para a outra acaba deixando um bloco em branco no topo do display, perdendo a chance de expandir a visualização das páginas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.