Chrome 50: app ganha suporte a pausar e cancelar downloads no Android N

1 min de leitura
Imagem de: Chrome 50: app ganha suporte a pausar e cancelar downloads no Android N
Imagem: Digital Trends

Quem faz muitos downloads em seu dispositivo móvel através do Google Chrome certamente sabe que, por mais útil que a ferramenta seja, ela ainda possui uma enorme fraqueza: não há como pausar ou parar o processo quando você começa a baixar um arquivo. A única opção, com isso, é esperar o download terminar ou forçar o fechamento do aplicativo, interrompendo assim a comunicação.

Felizmente, não teremos que recorrer a métodos como esse por muito mais tempo – ao menos não se seu dispositivo estiver entre os sortudos a receber a atualização do Android N. Segundo o site Android Police, o Google Chrome 50, que vem apenas com o novo grande update do SO, vai ganhar botões de pausar e cancelar o download.

Vale notar, no entanto, que a novidade é exclusiva para o gerenciador de downloads do próprio Chrome, e não da ferramenta do próprio Android. Para ativá-la, você deve manter o link do arquivo ou imagem pressionado por alguns segundos, exibindo assim o menu de opções e escolhendo o item “Salvar Arquivo/Imagem”. Já a ferramenta “Pause” não funciona para absolutamente todos os downloads (isso é algo que depende do servidor do arquivo), então é bom levar isso em consideração antes de pausar o processo.

É importante avisar também que as novas ferramentas não estão disponíveis para todos os tipos de arquivos, além de apresentarem alguns problemas de estabilidade. Apenas arquivos que puderem ser baixados usando o método descrito acima podem fazer uso das opções de pausar ou cancelar um download; vamos torcer que isso se torne um pouco menos confuso quando a novidade chegar em definitivo.

O que você achou do Android N? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.