Conhecido por incorporar recursos do Google Assistant às suas funções, o comunicador Google Allo também pode estar comprometendo seu histórico de buscas. Um possível glitch no software aparentemente permite que outras pessoas tenham acesso às pesquisas que você fez no passado, gerando um grande risco à sua privacidade.

Segundo o site Recode, esse risco é resultado do comportamento às vezes imprevisível do aplicativo. A integração com o Assistant permite realizar buscas durante uma conversa, mas é comum que bugs façam com que ele mostre respostas a perguntas anteriores feitas de forma privada.

“No meio de nossa conversa, meu amigo pediu que o Assistant se identificasse. Em vez de fornecer um nome ou uma resposta, ele ofereceu um link para o fansite de Harry Potter Pottermore. O link levou a um trecho de “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, o quinto livro da série de J.K. Rowling”, afirma a jornalista Tess Townsend.

Segundo ela, a resposta enviada estava relacionada ao histórico de buscas recentes de seu contato. No caso, o resultado exibido não chegou a ser comprometedor, mas o mesmo não pode ser dito para todas as conversas e históricos de busca que estão ao alcance do comunicador do Google.

Até o momento não está claro o que está causando o problema, tampouco se ele está afetando todos os usuários do Allo. O TecMundo entrou em contato com a empresa e vai atualizar esta notícia com seu posicionamento oficial assim que obtivermos sua resposta.

A resposta do Google

Em um pronunciamento oficial enviado à equipe do TecMundo, o Google afirmou que já foi alertado sobre o problema e tomou as medidas necessárias para eliminá-lo. "Nós fomos notificados que o Assistente não estava funcionando como pretendido nos bate-papos em grupo. Nós já corrigimos o problema e apreciamos a notificação", afirmou um porta-voz da empresa.

Cupons de desconto TecMundo: