A Google é uma das empresas mais inovadoras da história da humanidade. Isso não é novidade para ninguém. A variedade e qualidade de seus serviços, como Gmail, Reader, Orkut, Maps, Agenda e Docs, possibilitou que Larry Page e Sergey Brin construíssem esse poderoso império virtual.

A utilidade das ferramentas disponibilizadas pela Google é tanta que hoje muitas pessoas dizem não conseguir realizar suas atividades diárias com efetividade sem tais aplicativos. Para averiguar se esse contexto condiz com a realidade, o Baixaki chegou a propor um desafio para uma das redatoras: ficar uma semana sem usufruir de qualquer serviço advindo da gigante da internet. Confira o resultado dessa façanha no artigo “Desafio Baixaki: vivendo uma semana sem Google!”.

Porém, em meio a tantos serviços, um número elevado de usuários prefere criar contas separadas para cada tipo de tarefa. É comum encontrar pessoas com uma conta para o trabalho, outra apenas para seu uso pessoal ou com fins acadêmicos. O problema é que você não conseguia logar em mais de uma conta por vez.

Acesse várias contas da Google no mesmo navegador.

Uma saída que ganhou popularidade era abrir cada conta em um browser diferente, o que deixava a Barra de tarefas abarrotada de janelas. Enfim, esse pequeno empecilho é coisa do passado. Descubra neste artigo como ativar a opção de múltiplos logins das suas contas na Google.

Pré-requisito

  • Conta ativa na Google. Caso ainda não a tenha, clique aqui para acessar a página de cadastro.

Google Accounts.

Faça você mesmo

Apesar da novidade ser muito bem-vinda para os entusiastas e fãs dos produtos da Google, ela ainda possui algumas restrições. Nem todos os aplicativos estão contemplados, neste primeiro momento, nos logins simultâneos. Apenas os serviços Gmail (exceto para o modo offline), Reader, Code, Sites e Agenda (menos para o estilo offline) fazem parte deste lançamento.

Além disso, nem todos os usuários têm acesso ao menu de configuração apresentado neste procedimento. Ao que tudo indica, a Google está liberando o acesso à novidade aos poucos. Portanto, se você não conseguir realizar as instruções explicitadas no artigo, tenha um pouco de paciência e procure tentar novamente depois de alguns dias.

Ativando contas simultâneas

Com todas as ressalvas abordadas e sua conta devidamente criada, está na hora de começar a configuração da nova funcionalidade dos serviços da Google. Primeiramente, acesse a página do Google Accounts e faça seu login (1).

Na página principal da sua conta, na seção “Configurações pessoais”, deve aparecer a opção “Multiple sign-in”. Selecione a função “Alterar” (2).

Na nova janela exibida, selecione a função “Ativado – Use várias Contas do Google no mesmo navegador da web” (3), marque todas as caixas de confirmação de compreensão de como funciona o login multiplo (4) e pressione o botão “Save changes” (5).

Pronto! A ferramenta que possibilita a utilização de várias contas no mesmo navegador já está ativa. Diga a verdade, você não achou que seria tão fácil, não é mesmo?

Logando em outra conta

O login em uma segunda conta no mesmo browser é tão ou mais simples que o procedimento de ativação da funcionalidade. Você vai perceber que uma aba vai ocupar o seu endereço de email no canto superior direito da janela, característica inexistente anteriormente. Clique na flecha direcionada para baixo (1). No submenu apresentado, escolha a opção “Fazer login com outra conta” (2).

Ao realizar esta ação, a tela ilustrada pela imagem seguinte é exibida. Nela, preencha os campos de login (email e senha) com os dados da segunda conta que você gostaria de acessar e clique em “Login” (3).

Se você esperava mais passos, teremos que desapontá-lo. Agora você já pode alternar os serviços da Google que utiliza em contas diferentes. Por exemplo, você possui o Gmail ativo na sua conta de trabalho e outra pessoal. Quando você logar no serviço de email da gigante da web, basta clicar na aba com a inscrição da sua conta (a mesma que você usou no primeiro passo deste tópico) para visualizar e acessar tal serviço na conta desejada.