Personalizar a sua conta de email de maneira a facilitar o seu trabalho e o envio de mensagens pode ser uma tarefa penosa sem as devidas ferramentas em mão. Com o objetivo de aprimorar a sua experiência com o Gmail, selecionamos 10 aplicativos que podem fazer muita diferença no seu dia a dia.

Abaixo, você encontra opções gratuitas para instalar no seu email ou navegador que ajudam a criar grupos de trabalho, a definir assinaturas personalizadas às suas mensagens, a ver mais detalhes dos seus contatos, além de se conectar com contas externas e serviços de armazenamento em nuvens.

1. Rapportive

O aplicativo Rapportive reúne dentro do Gmail as informações dos seus contatos em contas externas como o Facebook, o Twitter e o LinkedIn para você conferir as atividades recentes, as descrições de perfis e suas últimas postagens.

A ferramenta apresenta esses dados junto à barra de contatos, e você pode acrescentar ainda notas e observações para se lembrar de algo importante sobre cada um dos seus amigos ou colegas de trabalho.

2. Wisestamp

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com o Wisestamp, você pode criar assinaturas para personalizar os seus emails, dar um ar profissional, incluir a logo da sua empresa, uma foto pessoal ou outros dados de contato, da maneira que achar melhor.

A versão gratuita do programa oferece ferramentas básicas para a elaboração de uma assinatura através de uma interface bastante simples de usar.

3. AwayFind

Hoje em dia é possível se manter sempre conectado ao seu email através de dispositivos portáteis e aparelhos celulares, mas nem sempre você percebe quando uma mensagem importante chega à sua caixa de entrada.

Com o AwayFind, você não precisa ficar verificando constantemente o seu Gmail para ver se recebeu um email urgente, que estava aguardando. Marque um contato, uma conversa ou assunto para receber notificações especiais no seu aparelho Android ou iOS sempre que tiver novidades.

4. Taskforce

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Transforme conversas em trabalhos colaborativos com o Taskforce, estabelecendo metas, atividades e definindo participantes ao projeto. O programa instala uma nova opção de janela para você redigir tarefas ou adicionar mensagens em emails já existentes.

O Taskforce organiza ainda os eventos e prazos dentro de um calendário e permite visualizar a lista de atividades em um campo separado na tela do Gmail.

5. Grexit

Grexit é outra ótima ferramenta para facilitar o trabalho colaborativo. Com ela, você pode criar grupos e assuntos para agregar pessoas dentro do mesmo projeto ou da mesma atividade. Assim, se receber um email que precisa compartilhar com um determinado conjunto de contatos, basta marcar a mensagem com a etiqueta apropriada para dividir o conteúdo com os demais participantes.

6. Boomerang

Um aplicativo genial e que aumenta bastante a produtividade no Gmail é o Boomerang. O programa permite que você agende o envio de emails, com data e hora marcada, e programe lembretes com determinada frequência. Assim, você pode deixar vários textos encaminhados para o disparo em momentos diferentes do dia, de acordo com a sua necessidade.

O Boomerang é o único desta lista que não é completamente gratuito. Você pode até programar 10 mensagens diferentes por mês de graça, mas após esse limite há uma taxa pelo serviço de US$ 4,99 mensais.

7. Yesware

Quer simplesmente saber quando uma pessoa finalmente abriu o seu email? Pois o Yesware informa gratuitamente o momento em que a sua mensagem foi lida pelo seu amigo ou colega de trabalho – para que nunca mais digam que não receberam a sua correspondência.

8. Attachments.me

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Essencial para quem trabalha com muitos anexos, o Attachments.me facilita a busca e o catálogo dos documentos e arquivos anexados nos seus emails. Além disso, o aplicativo permite a criação de ações para o envio automático de anexos para contas em nuvens. Attachments.me se comunica com Dropbox, Box, SkyDrive, Google Drive e Egnyte.

9. Kloudless

Para a integração do seu Gmail com serviços de armazenamento na nuvem, uma opção é utilizar o Kloudless. O aplicativo se conecta com diferentes contas para você salvar automaticamente anexos recebidos e permite ainda que você insira documentos armazenados em serviços externos diretamente nos seus emails.

10. Cloudy for Gmail

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outra solução para se conectar a contas externas é instalar o aplicativo Cloudy for Gmail. Com ele, você consegue inserir anexos a partir de serviços como o Dropbox, o SkyDrive e o Instagram. Além disso, o programa traz ainda uma ferramenta para você tirar foto e gravar vídeos com a webcam, salvando as mídias no corpo dos emails.

O Cloudy for Gmail suporta uma variedade de contas e serviços: Google Drive, Dropbox, SkyDrive, Box, Facebook, Instagram, Evernote, Flickr, Web Images, Picasa, Github, direct URLs, WebDAV, FTP, entre outros.

Cupons de desconto TecMundo: