Tira-Dúvidas: instalações de programas

3 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: instalações de programas

Olá pessoal!  Pois é, a seção tira-dúvidas é o maior sucesso, pois tiramos as dúvidas mais frequentes dos usuários e ainda damos várias dicas para ter uma experiência melhor com o computador.

Dessa vez nos deparamos com alguns problemas que os usuários tiveram ao tentar instalar programas em seus PCs. Como esse tipo de problema é algo que pode variar de computador para computador, vamos fazer o possível para ajudar.

Confira abaixo as perguntas de nossos amigos usuários do Baixaki:

Instalação de antivírus

Vamos a primeira pergunta. O Hugo perguntou o seguinte: “Olá, eu queria saber se vocês poderiam me ajudar, é que eu não consigo instalar o Anti Virus kaspersky 2009, porque na hora da instalação ele fala que eu devo remover o AVG 8, só que eu já o removi, e também removi a pasta dele que ficava em "C:\Arquivos de programas", também fui em "Iniciar > pesquisar" e procurei restos dele, achei varias pastas dele e deletei todas, usei o CCleaner e limpei o registro do Windows, ai tentei instala o kaspersky outra vez, só que ele continua acusando que o AVG 8 está instalado, então fui até o registro do Windows procurei em todo lugar mais não encontrei nenhuma pasta escrita AVG 8, o que mais se parecia foram duas pastas que estão localizadas na pasta:"HKEY_CLASSES_ROOT", e os nomes delas são: "AVGeneralNotification.AVGeneralNotification", "AVGeneralNotification.AVGeneralNotification.1"

Resposta: Olá Hugo. Provavelmente o problema está, de fato, na remoção do AVG. Você só conseguirá instalar o Kaspersky quando remover o AVG adequadamente. Como você disse já ter tentado de tudo, é possível que alguns rastros ainda tenham ficado em seu PC. Por isso eu recomendo alguns passos:

Vá até a página oficial do AVG e baixe a última versão do antivírus. Abra a instalação dele. É possível que você encontre três opções. Utilize aquela para desinstalar o programa (Uninstall - this option removes the AVG program from your PC). Caso você não encontre essa opção para desinstalar o programa, tente instalá-lo para depois desinstalá-lo novamente.

Reinicie o PC e tente instalar o Kaspersky novamente. É provável que depois disso o programa seja removido por completo. Hugo, um abraço!

Como instalar o SOFA

O Alejandro Velazquez teve problemas com um programa chamado SOFA: “Faz pouco eu baixei o SOFA 1.0 beta 2.0 e não sei como instalar. Vocês poderiam, por favor, me ajudar a instalar?

Resposta: Oi Alejandro, como vai? Bem, é que o programa não requer instalação alguma, basta executar um arquivo chamado RunSofa.exe. Você encontrará esse arquivo justamente dentro de uma pasta chamada Bin, onde você extraiu o programa.

Exemplo: C:\sofa-1.0-beta2-win32\bin unSofa.exe

Como é um programa de difícil utilização, você pode encontrar vários tutoriais, guias e até mesmo manual para o aplicativo no site oficial dele (clique aqui). Fica a dica. Até mais!

O GIMP não instala

O Daniel Alexandre Nicolini, de Três Passos — Rio Grande do Sul — chegou a nós com a seguinte dúvida: “Eu tento baixar e instalar o GIMP mas sempre dá problema na hora de instalar o GTK+2. Vocês do Baixaki poderiam botar um tutorial mais completo de como instalar o GTK. Muita gente tem esse problema e fica sem usar esse programa. Obrigado desde já.

Resposta: Daniel, na verdade o GTK+2 já vem com as últimas versões do The Gimp. É provável que você, de alguma forma, não esteja instalando corretamente o programa. Primeiramente, se sobrou alguma pasta do Gimp tente removê-la.

Depois disso, baixe a última versão do The Gimp, abra a instalação e siga os seguintes procedimentos:

Em uma das telas da instalação você verá as opções Install Now e Customize. Escolha Customize, para que você prossiga com uma instalação personalizada.

Agora, escolha Full Instalation na barra superior, para garantir que você instale o programa completo. Note que a opção GTK+ estará marcada. Basta então prosseguir e terminar a instalação.

É possível que depois disso o programa funcione normalmente. Caso contrário, você pode optar pela versão portátil do editor, chamada GIMP Portable. Não é um programa que tem versões atualizadas com tanta frequência como o programa regular, mas quebra um galho até que você faça o programa funcionar.  Daniel, um grande abraço.

Bem galera, encerramos o tira-dúvidas de hoje por aqui. Hoje foram até poucas as dúvidas relacionadas a instalações. Mas, se você tiver qualquer dúvida sobre qualquer assunto relacionado à informática e tecnologia, basta enviar um email para a nossa redação que faremos o possível para responder aqui na seção.

Após enviar o email, aguarde até que respondamos a sua dúvida junto com a de outros usuários. Participem, e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.