Review: teclado do Fallen - GFallen Roboris

5 min de leitura
Imagem de: Review: teclado do Fallen - GFallen Roboris

O mercado gamer cresce com uma velocidade surpreendente, ainda mais com a chegada de novos títulos competitivos e grandes astros que inspiram cada vez mais jogadores a pularem de cabeça nas competições.

Prós
  • Design compacto
  • Acabamento de primeira
  • Teclas de boa qualidade
  • Switch mecânicos
  • Retroiluminação personalizável
  • Bom desempenho em jogos
  • Preço camarada
Contras
  • Layout americano

O Brasil também faz bonito no cenário internacional de games, graças ao esforço de jogadores como Gabriel “FalleN” Toledo, que joga profissionalmente o famoso Counter-Strike: Global Offensive.

Com grande repercussão por seu desempenho, o mestre no tiroteio resolveu desenvolver um teclado com seu nome: o GFallen Roboris. O periférico em questão traz algumas das tecnologias mais requisitadas pelos gamers, ao mesmo tempo que se mostra bastante interessante pelo preço camarada.

O GFallen Roboris é um modelo bastante compacto, que apresenta alta qualidade de construção, repouso para os pulsos, teclas mecânicas e diversas facilidades que os jogadores tanto buscam em acessórios desse tipo. Seria este o modelo ideal para quem busca alta performance em jogos de FPS? Nós testamos o produto e agora trazemos nossas impressões.

Especificações

Design gamer com praticidade

Assim como alguns periféricos de outras marcas, o GFallen Roboris prioriza o minimalismo, tanto no desenho das teclas quanto no próprio layout. Este modelo apresenta retas bem marcantes, algo que garante um visual mais geométrico, voltado principalmente para o formato retangular.

A borda superior e os cantos contam com leve curvatura, o que confere melhor acabamento e evita acidentes. Importante notar que, apesar de fugirem um pouco do conceito “mais quadrado”, essas áreas não causam impactos no visual, uma vez que são detalhes que não modificam muito a estética geral do produto.

A estrutura em alumínio é bastante resistente e garante qualidade superior tanto no acabamento quanto no uso contínuo do periférico. A cor preta é marcante na composição, sendo que há leves mudanças na tonalidade entre teclas e materiais usados no suporte.

Como outros tantos produtos similares, a diferença de posicionamento das teclas se dá basicamente pela linha de suporte dos componentes. No geral, esse esquema funciona muito bem tanto para jogatina quanto para digitação.

Abaixo do teclado, há suportes que permitem a elevação da parte de cima e deixam o dispositivo mais ergonômico. O ajuste de altura é básico, o que impede melhorias para diferentes tipos de jogadores. Há borrachas também na parte frontal, as quais garantem estabilidade do teclado. Já a barra de apoio para pulsos vem a calhar e conta com textura agradável ao tato.

Seguindo uma tendência recente, o GFallen Roboris conta com design compacto, que facilita o transporte e garante melhor instalação em ambientes com pouco espaço. Sobre as teclas, essa característica de manter tudo mais unido leva a um aproveitamento melhor do espaço, mas sem que isso atrapalhe a usabilidade no dia a dia.

Apesar de não ser a melhor solução para o consumidor, devido ao espaço limitado, este modelo traz controles de multimídia junto às teclas de função (de F1 até F12). Uma característica interessante aqui é a presença de comandos adicionais nas setas e em teclas selecionadas, que entregam mais facilidade ao jogador.

Cores e estilos

Apesar de não ser uma funcionalidade que agregue à jogatina, a retroiluminação nas teclas é uma característica bastante requisitada pelos gamers. Muitos modelos recentes já trazem essa funcionalidade — ainda que alguns de forma mais limitada —, algo que não é diferente no caso do GFallen Roboris.

É claro que modelos com sistema RGB ainda são raridade, sendo que o teclado GFallen não traz a tecnologia mais avançada do mercado (até porque este não é um teclado de luxo). Todavia, para quem busca algum nível de personalização, o esquema de iluminação deste produto pode ser um diferencial bem bacana.

Todas as teclas do Roboris contam com iluminação própria. Contudo, em vez de incluir LEDs do tipo RGB nos componentes, a fabricante optou por manter cores fixas para cada botão. Cada linha tem uma cor específica, variando entre roxa, verde e vermelha.

Uma coisa muito legal aqui é a possibilidade de ajuste no nível de brilho e também nos efeitos. Há múltiplos perfis de iluminação, que exibem padrões variados de “movimentação” das luzes:

  • Estático: todas as luzes ficam acesas;
  • Respiração: todas as teclas brilham simultaneamente e, logo em seguida, se apagam por um instante, imitando a respiração de uma pessoa;
  • Iluminação da digitação (tecla): cada tecla pressionada brilha com sua respectiva cor e se apaga em seguida;
  • Iluminação da digitação (ondulação): cada tecla produz uma onda que se espalha pelas teclas ao redor (cada tecla brilha com sua respectiva cor);
  • Intensidade de uso: quanto mais teclas são pressionadas, mais luzes são acessas e maior o nível de brilho das teclas;
  • Onda: as luzes se acedem e apagam da esquerda para a direita;
  • Triângulos: as luzes formam triângulos de tamanhos variados que são deslocados do centro para as laterais;
  • Linha por linha: cada tecla é acesa individualmente numa corrente que começa em cima e termina na parte de baixo, o fluxo de iluminação se dá da esquerda para a direita.

Ideal pra quem joga de verdade

Além de todas as qualidades na parte visual, o GFallen Roboris é um teclado que prima pela funcionalidade. Ainda que não traga a tecnologia mais avançada do mercado, este modelo já se mostra bastante competente para jogadores que buscam vantagens na competição.

O teclado Roboris vem com teclas mecânicas do tipo Black Content Switch. Em nossos testes, esses componentes se mostraram bem resistentes e competentes para a jogatina intensa.

As respostas aos comandos são rápidas, a qualidade de construção é razoável e o funcionamento está dentro do esperado (os switchs não são tão rápidos quanto os da Cherry, mas retornam com rapidez à posição original e entregam bom desempenho).

Uma característica imprescindível e que se faz presente aqui é a função Anti-Ghosting, que permite ativar vários comandos ao mesmo tempo e repetidamente sem obter atrasos ou travamentos do Windows.

Infelizmente, assim como já vimos em alguns produtos concorrentes, o GFallen tem layout americano, o que acaba sendo um problema para quem pretende usar o teclado no dia a dia. É verdade que alguns gamers já estão acostumados com o padrão americano, mas um produto para brasileiros deveria trazer o ABNT2.

Vale a pena?

O teclado GFallen Roboris é um produto que foca no público gamer e visa entregar funcionalidade básica com preço camarada. Ficamos bastante satisfeitos com o conceito e a qualidade do produto. Ele tem design compacto, bom acabamento e certamente impressiona pelo show de luzes.

A presença de teclas mecânicas é um diferencial importante aqui, já que isso significa grandes vantagens ao jogador. A inclusão de funções especiais para jogos (como o Anti-Ghosting) também vem a calhar, já que elas evitam inconvenientes durante as partidas.

Com preço sugerido de R$ 399, o Roboris entra num mercado competitivo esbanjando vantagens. Trata-se de um produto que foca no quesito “custo-benefício”, já que entrega muita tecnologia por um preço justo.

Este teclado pode não ser o mais avançado da categoria, tampouco o mais exuberante, mas certamente é um modelo que atende às necessidades do jogador que quer apenas incrementar seu desempenho. O layout americano é talvez o maior problema, mas certamente não deve atrapalhar no principal: os games.

Se você quer um bom teclado por preço camarada, o GFallen Roboris pode ser uma ótima opção para o seu computador. Só é uma pena que ele não traga teclas com textura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.