Agende tarefas e deixe o Windows 7 sincronizar arquivos automaticamente

4 min de leitura
Imagem de: Agende tarefas e deixe o Windows 7 sincronizar arquivos automaticamente

Com a constante mudança de notebooks para netbooks, smartphones para HDs externos ou computadores de mesa para o tablet, nada mais normal do que a necessidade de sincronizar arquivos entre os diferentes dispositivos a todo o momento.

Portanto, nada melhor do que automatizar a tarefa, deixando-a muito mais simples e fácil de fazer, liberando tempo precioso da sua agenda e ainda fazendo com que você não perca informações relevantes no seu dia a dia por não estar com tal dispositivo em mãos.

O Baixaki vai ensinar (ou relembrar) a você como utilizar o agendador de tarefas em seu computador que, em ligação a outros programas, pode deixar a sincronização de arquivos muito mais simples. Fique de olho neste passo a passo:

O que você vai precisar

Antes de mais nada, é bom apontar para o usuário que estas opções não são restritas apenas ao Windows 7. Quem possui o Vista, também pode seguir as opções e deixar que o computador trabalhe sozinho com a sincronização de arquivos entre dispositivos e pastas.

Acesse o programa no Baixaki Clique para baixar o programa

Para isso, é necessário instalar, primeiramente, o SyncToy no computador. Ele nada mais é do que um gerenciador, trazido pela Microsoft, especialmente para sincronizar arquivos entre duas pastas ou mesmo entre dispositivos diferentes que estejam interligados.

Sincronização automática

Uma vez instalado, o SyncToy pode ser configurado da maneira que quiser. Você deve escolher duas pastas (ou dispositivos) diferentes e editar as informaçõs para que o programa execute a sincronização. Ali você define filtros e opções de sincronia, para que o SyncToy trabalhe em prol das suas necessidades.

Tela do SyncToy, com as configurações para sincronizar pastas

Entretanto, para que o SyncToy faça o que você quiser, é preciso acessar o programa manualmente, escolher as opções (você pode fazer vários pares de pastas, de acordo com suas necessidades) e então mandar o programa executar a tarefa. Portanto, é hora de usar o agendador de tarefas do Windows.

Abra o agendador de tarefas do Windows

Ao abrir o agendador, clique em “Criar tarefa básica” e aguarde alguns segundos. Sim, o seu computador vai parecer ter travado, mas não se preocupe.

Inicie uma nova tarefa

Na nova tarefa básica, insira as informações da atividade. No caso, inserimos o título como “Sincronização SyncToy” e colocamos uma pequena descrição do que aquela tarefa deve ser, caso você possua várias opções no agendador do computador.

Insira a tarefa e sua descrição

A seguir, é preciso escolher o chamado “disparador da tarefa”, ou seja, quando você deseja que a ação seja executada. Repare que existem poucas opções aqui, porém é possível editar o campo com informações mais precisas mais adiante.

Escolha o tempo no disparador de tarefas

Para este exemplo, escolhemos a opção diária, para que o agendador de tarefas conclua todos os dias a mesma atividade. Você é capaz de editar o dia do início da ação, hora e a repetição de dias em que isso se dará.

O agendador permite que você escolha a ação que deve ser executada pela tarefa. Neste caso, coloque a opção “Iniciar um programa” para que ele abra uma nova aba para edição.

Escolha iniciar um programa, no caso o Synctoy

Na primeira caixa de texto, entre o seguinte endereço, inclusive com as aspas: "C:\Program Files\SyncToy 2.1\SyncToyCmd.exe". A seguir, adicione o argumento “-R” (este, sem as aspas) para que ele execute todas as sincronizações criadas no SyncToy, porém uma de cada vez.

Se você preferir, o agendador pode mandar o SyncToy executar apenas uma das sincronizações criadas no programa, ao invés de todas. Coloque o argumento “-R” (sem aspas) seguido do nome da sincronização escolhida (em nosso caso, o nome “Teste agendador tarefas”). Para nomes compostos e que utilizam espaços, não se esqueça das aspas.

Encontre o caminho ou coloque o endereço

Caso você deixe de colocar as aspas na primeira caixa que mostra o caminho dos programas, uma notificação aparece no seu computador, confirmando a operação com os argumentos inseridos. Clique em “Não” para que o agendador de tarefas modifique as informações, adicionando as aspas onde deveria.

Clique em não para que o agendador insira as aspas

Ao final da tarefa, o sistema mostra ao usuário o resumo das informações ali dadas, de forma que você saiba exatamente o que ocorreu durante a o agendamento. Dessa forma, a sincronia já será feita de maneira automática, sem a necessidade de você rodar o SyncToy manualmente.

Resumo da criação

Editar a sincronização

Entretanto, algumas vezes pode ser necessário mudar a tarefa, de maneira que o sistema a execute em intervalos de tempo diferenciados, ou ainda, com outras configurações preestabelecidas por você.

Para isso, abra novamente o agendador de tarefas e clique em “biblioteca do agendador”. Todas as ações que foram criadas para o sistema se encontram ali. Portanto, busque aquela que você criou para o SyncToy e clique duas vezes para abrir todas as informações do processo. Caso esteja no modo de tela cheia, basta clicar uma vez na tarefa e editar as propriedades na própria tela, na janela logo abaixo.

Edite as opções do agendamento

Você também pode acessar as informações clicando em “Propriedades”, na lateral inferior direita do agendador. Da mesma forma, ali você é capaz de excluir, desabilitar, executar e finalizar a tarefa, mantendo o controle sobre aquilo que você configurou previamente.

Ali você tem mais opções para editar datas, repetições e muito mais. Essa caixa de diálogo é muito mais completa do que aquela criada na inserção da tarefa, portanto, use e abuse da personalização e deixe que a ação rode da forma mais interessante.

Condições para a tarefa

Nas abas de propriedades você pode editar também as condições com que o sistema trabalha para executar a tarefa. Para quem usa aparelhos que necessitam que precisam ser carregados na tomada, por exemplo, é possível editar as configurações para que o agendador execute aquela função mesmo com a energia somente da bateria.

Você também pode acessar o histórico de operações feitas pelo agendador (caso esteja em dúvida sobre a execução, de fato, da tarefa) ou, em caso de erro, tentar executar novamente a atividade em intervalos de tempo definidos.

Modifique as configurações da tarefa

Sincronize-se!

Vale a pena comentar que o agendador de tarefas é uma ferramenta que funciona não apenas com o SyncToy. Você é capaz de criar inúmeras atividades por ali, como desfragmentar o disco, rodar antivírus e muito mais. Basta um pouco de criatividade e conhecimento de quais são as ações que necessitam de agendamento no computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.