Xbox: interconectividade e desenvolvimento na bagagem para a GDC 2015

1 min de leitura
Imagem de: Xbox: interconectividade e desenvolvimento na bagagem para a GDC 2015
Imagem: YouTube

Não deve ser segredo para ninguém que o novo mote da Microsoft é, em linhas gerais, a interconectividade. Particularmente, a possibilidade de experimentar o entretenimento no que chega a ser quase uma plataforma única — perfazendo tanto o Xbox One quanto o novo Windows 10. E isso, é claro, deve rechear a bagagem da fabricante para a próxima edição da feira GDC (Game Developers Conference).

De acordo com o Xbox Wire, devem haver 16 sessões patrocinadas, uma “tenda de presença robusta” e dois lounges, onde serão veiculados os “anúncios de jogos mais recentes e relevantes no desenvolvimento para aparelhos com o Windows 10 e para o Xbox One” — endossando, portanto, a visão da Microsoft para a jogatina compartilhada entre aparelhos distintos concretizada com o anúncio do aplicativo do Xbox para o novo sistema operacional.

Ferramentas para um ecossistema único

Além disso, a Xbox também vai compartilhar novas ferramentas se rotinas para que desenvolvedores criem jogos para aparelhos como o Windows 10. De fato, uma das palestras que devem ocupar o palco da feira deve tratar da criação comum de jogos para todo o ecossistema da Microsoft.

Considerando a restrição para participação na GDC — cuja entrada é permitida apenas para desenvolvedores —, a companhia garantiu que disponibilizará os painéis no mesmo dia através de múltiplas plataformas (incluindo a Xbox LIVE, o YouTube, o Channel 9 e também no site oficial Xbox Wire.

DirectX 12 e multiplayer interplataformas

Ademais, entre as 16 sessões levadas para a feira, constam conferências como “O Desenvolvimento de jogos para o Windows 10 e para o Xbox One” e também uma análise em profundidade do novo DirectX 12 — incluindo enfoque em partidas multiplayer compartilhadas entre diferentes plataformas.

A ocasião também deve oferecer espaço para igualmente inovador e popular ID@Xbox, selo que facilita o lançamento de títulos por parte de desenvolvedores independentes (uma ferramenta de autopublicação, na verdade). Isso além de “entrevistas com desenvolvedores” e prévias de novos jogos.

Por fim, o tradicional estande da Microsoft deve recepcionar os visitantes logo na entrada do centro de exposições em San Jose — onde haverá a possibilidade de colocar as mãos em algumas das últimas criações para o novo e cada vez mais multirrepresentativo selo “Xbox”. É esperar para ver.

A Game Developers Conference deve ocorrer entre os dias 2 e 6 de março. Fique ligado no BJ para uma cobertura completa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.