Donos de um Galaxy S3 têm uma boa e uma má notícia em relação à chegada do Android 4.4 (KitKat) ao aparelho. A má é que a Samsung confirmou que o smartphone não receberá oficialmente a atualização, nem mesmo no modelo brasileiro. Mas a boa é que a comunidade de fãs não gostou nada disso e já trabalha para resolver a situação.

Um grupo do fórum XDA Developers já trabalha para desenvolver uma versão do KitKat para o Galaxy S3 em forma de ROM. A equipe já obteve sucesso ao tirar o sistema operacional do Galaxy Note II. O problema estaria na partição interna do smartphone, que é pequena demais para todos os dados, mas bastou uma gambiarra para usar a memória NAND do aparelho.

Por enquanto, a ROM ainda está em fases iniciais de trabalho e extremamente instável, mas com boas perspectivas de sucesso. O próximo passo é usar arquivos da versão LTE (GT-I9305) do aparelho para melhorar a compatibilidade, mas ainda não há uma previsão para o lançamento do produto final.

Você pode acompanhar o trabalho de desenvolvimento e baixar os arquivos disponibilizados por este link. Fique avisado, entretanto, que instalar uma ROM instável de sistema operacional pode comprometer algumas funções do aparelho.

Cupons de desconto TecMundo: