menu
Logo TecMundo
Celular

Teria o Galaxy S3 sido moldado por brigas judiciais?

Brigas por patentes podem ter influenciado de forma decisiva no design do novo aparelho da Samsung.

schedule08/05/2012, às 06:08

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

As brigas judiciais entre as gigantes da tecnologia são assuntos praticamente corriqueiros no dia a dia desse mercado. É difícil encontrar alguma companhia que não esteja envolvida em algum processo do tipo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

E, pelo que parece, esse tipo de batalha não tem ficado somente nos tribunais. Calma, não estamos sugerindo que algum executivo saiu no tapa com o CEO da empresa adversária, mas estamos falando do design do aparelho que é o assunto do momento: o Galaxy S3.

Segundo dois artigos publicados pelos sites Android Police e Gizmodo, o visual do novo smartphone teria sido “moldado” pelos advogados da Samsung. Estes estariam tentando evitar novos problemas judiciais com a Apple.

A reportagem lembra que, em abril de 2011, a Maçã criou uma lista com as principais características que teriam sido copiadas pela empresa sul-coreana. Entre os destaques estariam:

  • Cópia do design retangular e com quatro cantos arredondados de forma uniforme;
  • Superfície frontal dominada por uma tela com bordas pretas;
  • Moldura dourada cercando a superfície frontal;
  • Grade de ícones quadrados coloridos e com cantos arredondados;
  • Springboard: linha inferior de ícones que não se altera como as outras páginas da interface;
  • Bordas pretas em todos os lados e praticamente com as mesmas dimensões, assim como é visto no iPad.

Você, no entanto, deve estar pensando que a Samsung talvez nunca pudesse levar tão a sério essa lista elaborada pela Apple. Contudo, o site Android Police percebeu que o projeto de design do Galaxy S3 não se encaixa em praticamente nenhum desses pontos. Nem em versão preta o aparelho surgiu (somente em azul e branco).

Samsung Galaxy S III possui reconhecimento de voz e dos olhos

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Logo, uma simples comparação dessa lista com o visual do gadget já levantou as suspeitas de que a companhia estaria fazendo de tudo para evitar novos embates judiciais com a Apple. Isso, no entanto, não pode ser afirmado com certeza – e provavelmente nunca será comentado (ou admitido!) pela Samsung.

O fato é que o design do aparelho não agradou muita gente, e várias pessoas vêm comentando de forma negativa sobre o gadget. Já surgiram até alguns apelidos, como saboneteira ou “celular cor de geladeira”.

Em contrapartida, o fato de ele ainda não ter chegado às mãos do público pode estar causando essa impressão ruim e, quando isso acontecer, provavelmente veremos também muitos elogios direcionados ao celular.

Fonte: Android Police e Gizmodo