A poeira do lançamento do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge mal baixou e a Samsung já pensa nos próximos grandes dispositivos a serem lançados em 2015. Trata-se do Galaxy Note 5 e do sucessor do Galaxy Note Edge (o aparelho da foto acima), que é tratado internamente como "Project Zen".

De acordo com o site Sam Mobile, o Galaxy Note 5 já está em fase de testes de desempenho de componentes para saber qual combinação de peças se encaixa melhor. Uma versão com o chipset Exynos 7430 foi testada, mas esse processador pode ser somente uma versão de testes — o modelo comercial pode nem ser lançado ou não ficar pronto a tempo para o lançamento. O mesmo vale para o display: ainda não se sabe se ele será 2K ou 4K, pois ambas as alternativas estão em discussão na fabricante.

O aparelho ainda pode ser o primeiro da Samsung a contar com um hardware inédito para a fabricante: o Exynos 7422 com a tecnologogia "tudo em um" chamada de ePoP. Ela concentra CPU, GPU, RAM, armazenamento e modem em um único chip. No Galaxy Alpha, um módulo com RAM e armazenamento interno já havia sido testado.

Project Zen

A versão alternativa do Galaxy Note 5 não será somente um dispositivo de praticamente o mesmo hardware e tela curva. Chamado internamente de Project Zen, o tal aparelho terá um hardware bem diferente do "irmão". Os rumores falam nas seguintes especificações técnicas:

  • Tela: 5,4" ou 5,5" Super AMOLED com dupla curvatura
  • Processador hexa-core Snapdragon 808
  • Armazenamento interno: 16 GB
  • Câmera: 16 MP (traseira) e 8 MP (frontal)
  • Caneta S-Pen

Como é possível perceber, aparentemente, o hardware dessa versão não será totalmente top de linha ou terá diferenciais ainda não descobertos. É provável que isso resulte em um dispositivo mais barato — caso a Samsung barateie também a tecnologia de fabricação das telas curvas, claro.

Cupons de desconto TecMundo: