A empreitada da Samsung em tornar seus smartphones uma solução para quem gosta de ficar sempre em forma e cuidar da saúde não parece ter fim.

A empresa lançou o S Health, colocou um sensor de batimentos cardíacos ao lado da câmera do Galaxy S5 e, agora, a coreana deve lançar o Galaxy Note 4 com um sensor de raios ultravioleta (UV). Com isso, o aparelho poderá informar aos “ratos de praia” quando a luz do Sol representar algum risco para a pele humana.

Essas informações são provenientes do SamMobile que trouxe uma série de informações técnicas sobre esse sensor inédito em smartphones, mas o que realmente importa é a funcionalidade desse equipamento.

O componente deve ser adicionado em uma das faces do dispositivo, provavelmente na frente, e vai requerer um posicionamento específico na direção do Sol. Ou seja, o usuário terá que direcionar o phablet ao Sol e mantê-lo dessa forma por um determinado período de tempo, mas não há detalhes sobre quantos segundos serão necessários para se ter uma leitura confiável.

Novo phablet

Sobre o Galaxy Note 4, muitos rumores já têm especulado seus recursos de software e hardware, mas essa é a primeira vez que o sensor de raios UV é mencionado. Contudo, nada disso é oficial ainda. De qualquer forma, conhecendo a Samsung, podemos dizer que a probabilidade de o sensor realmente fazer parte do novo phablet é grande.

A coreana não deu uma data de lançamento para seu próximo aparelho, mas acredita-se que ele será apresentado no mês que vem, na IFA 2014, em Berlin.

Cupons de desconto TecMundo: