(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em um pavilhão lotado pelos últimos lançamentos e tecnologias desenvolvidas pela Samsung, um dos destaques sem dúvida é o Galaxy Note 3. A empresa disponibilizou uma quantidade grande de aparelhos para se certificar que os visitantes da IFA 2013 pudessem não somente conhecê-lo mas também conferir de perto todas as novidades oferecidas por ele.

Ao menos em um momento inicial, a impressão que fica é a de que o aparelho não sofreu muitas modificações em relação a seu antecessor. Muito disso se deve à tela do smartphone, que passou de 5,5 para 5,7 polegadas. No entanto, basta manusear o dispositivo durante alguns segundos para notar a diferença na qualidade de imagem proporcionada pelo produto que trabalha com a resolução nativa de 1920x1080 pixels.

Outra novidade fica por conta da parte traseira do aparelho, que foi modificado de forma a passar a sensação de que estamos lidando com um produto “premium”. Embora continue utilizando plástico, a Samsung utilizou o material para criar uma tampa com características que imitam o couro, algo que produz uma sensação tátil um pouco estranha. Felizmente, quem não gostar da proteção pode substituí-la por uma das seis proteções metálicas desenvolvidas pela empresa sul-coreana ou por capas personalizadas criadas por empresas como a Moschino e a Nicholas Kirkwood.

Air Command

Com o Galaxy Note 3, a Samsung reinventa a maneira como a caneta S Pen atua no uso diário de seu phablet. Além de continuar servindo como uma forma prática de realizar anotações e navegar por menus, o acessório ganha a capacidade de fornecer acesso rápido às funções mais úteis do aparelho através de um sistema batizado como Air Command.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Basta deixar a caneta a alguns centímetros da tela e apertar o botão presente nela para que surja um menu radial com cinco opções personalizadas: Action Memo, Scrapbook, Captura de Tela, S Finder e Pen Window. Embora cada uma delas possua uma função específica, todas contam com o mesmo objetivo: facilitar a experiência de uso oferecidas pelo Note 3.

Action memo: bloco de notas para anotações instantâneas que se mostra bastante adequado a momentos agitados do cotidiano. Basta escrever qualquer coisa para que ela seja interpretada pelo aparelho como um texto que pode ser utilizado de diversas maneiras.

Enquanto um nome pode ser enviado ao S Planner ou ao S Memo, ele também pode ser adicionado imediatamente à lista de contatos do aparelho. Da mesma forma, um número escrito na tela pode ser enviado ao discador, evitando que você tenha que inseri-lo novamente. A função reafirma o foco que a empresa está dando ao público executivo, que geralmente precisa realizar anotações importantes enquanto está em meio a uma ligação.

Scrapbook: sistema que faz uma espécie captura de tela do aparelho que em seguida pode ser editada pelo usuário. Ao acessar uma página da internet, por exemplo, basta circular seu endereço para que ele seja salvo na memória do smartphone. O mesmo pode ser feito com aplicativos e vídeos do YouTube, algo que torna essa opção especialmente interessante.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Captura de tela: a tradicional captura de tela ganhou funções aprimoradas no Note 3. Além de simplesmente guardar imagens na memória do aparelho, agora você pode personalizá-las com anotações, desenhos e outras informações de maneira imediata, sem que seja preciso entrar na galeria de fotos para fazer isso.

S Finder: através de um design baseado em cards, a Samsung possibilita que você ache facilmente os conteúdos presentes em seu aparelho, sejam eles imagens, anotações, vídeos, aplicativos ou até mesmo conversas por chat.

Pen Window: basta desenhar um retângulo em qualquer área da tela do Galaxy Note 3 para que surja uma lista de aplicativos. Após selecionar um programa qualquer, ele passa a ocupar o espaço desenhado anteriormente, podendo ser deslocado ou redimensionado livremente.

Desempenho

Contando com impressionantes 3 GB de memória RAM, o Galaxy Note 3 é inigualável no que diz respeito à experiência multitarefa oferecida por um smartphone. Durante os testes que conduzimos, o aparelho suportou o trabalho simultâneo com diversos aplicativos sem engasgar em nenhum momento.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Outro ponto que chama a atenção é o fato de o aparelho fazer a transição entre diferentes tarefas de maneira praticamente automática, algo que se mostra essencial em um aparelho de alto desempenho. No entanto, decepcionou um pouco perceber que a câmera do dispositivo ainda demora alguns segundos para processar vídeos ou fotografias – nada que gere muitos incômodos, mas que parece estranho para um aparelho tão poderoso. Além disso, a S Pen, embora mais precisa, ainda não apresenta a resposta instantânea tão sonhada pelos consumidores na hora de realizar anotações.

Infelizmente, ao contrário do que aconteceu durante nossa análise do Xperia Z1, não foi possível realizar o benchmark do novo aparelho da Samsung. Isso se deve principalmente às condições de conectividade da IFA 2013 que, devido à alta demanda local, nem sempre se mostram estáveis o bastante para permitir o acesso rápido à internet.

Android modificado

Embora o Galaxy Note 3 conte com a versão 4.3 do Android, o aparelho apresenta diversas modificações de software que o tornam bastante diferente da experiência básica desenvolvida pela Google. Além de apresentar a já tradicional interface TouchWiz, o aparelho ganha diversos truques introduzidos com o Galaxy S4: os recursos Air Gesture, Smart Pause e Smart Scroll.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No que diz respeito aos recursos próprios ao aparelho, agora é possível abrir duas vezes o mesmo aplicativo e rodar as duas janelas correspondentes lado a lado. Outras novidades ficam por conta do “My Magazine”, que organiza feeds na forma de revistas virtuais e o “Multi Vision”, que permite juntar diversos phablets para exibir um único vídeo de forma ampliada – recurso que permite unir até cinco dispositivos que compartilham a mesma rede WiFi.

Com estreia mundial programada para o final de setembro, o Galaxy Note 3 é um aparelho interessante, mas que está longe de revolucionar. Ao menos em um momento inicial, a impressão que fica é a de que a Samsung preferiu não mexer em uma fórmula que funciona, adicionando a ela somente alguns temperos a mais para manter a sensação de que estamos lidando com uma receita diferente. Em breve, você confere aqui no Tecmundo um vídeo que mostra um pouco sobre o funcionamento do novo aparelho da empresa sul-coreana.

O Tecmundo viajou à IFA 2013 a convite da TP Vision/Philips.

Cupons de desconto TecMundo: