CeBIT 2011: conheça alguns dos gadgets mais excêntricos da feira

3 min de leitura
Imagem de: CeBIT 2011: conheça alguns dos gadgets mais excêntricos da feira

Ampliar (Fonte da imagem: Engineered Arts)

A CeBIT 2011, maior feira de tecnologia da informação do mundo, é responsável pela apresentação de alguns dos produtos que devem fazer a alegria dos consumidores até o fim do ano. O evento conta com exposições de algumas das principais empresas do mundo, e é um palco importante para o anúncio das tendências que o mercado deve seguir nos próximos anos.

Porém, não é só do anúncio de placas de vídeo e placas-mãe que sustentam a feira. Muitos desenvolvedores apostam no evento para mostrar gadgets que fogem do padrão – embora nem todos sejam exatamente úteis, no mínimo servem como curiosidade e fazem pensar sobre os limites que a tecnologia é capaz de alcançar.

Despertador à prova de dorminhocos

Exemplo das novidades no mínimo diferentes mostradas na CeBIT 2011 é o despertador desenvolvido pela Universidade de Wildau, na Alemanha. No instante marcado para tocar, o aparelho se comunica com as cortinas do quarto e faz com que elas se abram para deixar a luminosidade entrar.

Cinco minutos depois, se acendem luzes na lateral da cama. Caso o usuário se recuse a acordar, cinco minutos mais tarde entra em ação uma combinação de rádio e alarme em volume máximo. O único modo de acabar com o processo é levantar-se e permanecer parado durante alguns segundos em cima de um sensor ao lado da cama – como recompensa por acordar, o alarme é desligado e um sinal aciona uma cafeteira.

A professora Birgit Wilkes diz que o alarme começou como uma brincadeira de seus estudantes, que procuravam métodos de chegar a tempo nas aulas. Porém, segundo ela, a tecnologia desenvolvida também possui aplicações mais sérias, como o monitoramento de casas de idosos para detectar se houve algum tipo de problema.

Escova de cabelo inteligente

Quem se preocupa com queda de cabelo não precisa mais recorrer à espiadas no espelho pra descobrir se está ficando careca. Uma escova de cabelo desenvolvida pela Then Spec, empresa baseada em Honk Kong, vem equipada com câmeras e lentes de aumento para realizar de forma eficiente essa tarefa.

Depois que o usuário escova seu couro cabeludo, uma imagem ampliada é enviada para o computador. Em seguida, um software analisa o material obtido e dá informações sobre variações na densidade dos fios, alertando quando os primeiros sinais da calvície iminente se aproximam.

A empresa também desenvolveu uma escova de dentes com tecnologia semelhante, que alerta sobre a presença de cáries e outros problemas. Além disso, o software analisa a forma como o usuário realiza a limpeza e dá dicas úteis de como melhorar a higiene bucal.

O drink perfeito

Quem gosta de receber amigos em casa, mas não tem ideia de como preparar direito um drink, agora pode contar com a coqueteleira desenvolvida pelo Centro Alemão de Pesquisas de Inteligência Artificial. Basta que o usuário diga qual bebida deseja preparar para que o dispositivo informe os ingredientes corretos e a forma de misturá-los.

(Fonte da imagem: Centro Alemão de Pesquisas de Inteligência Artificial)

Um sinal wireless conecta a coqueteleira a pequenos acessórios colocados em cada uma das garrafas, se certificando de que nenhum erro foi cometido. Caso o usuário pegue a bebida errada ou exagere na dose, o dispositivo não vê nenhum problema em soltar advertências repletas de xingamentos.

Depois de adicionar os ingredientes, basta seguir as instruções mostradas para misturá-los da forma correta. Também nessa etapa o aparelho reage de forma agressiva em caso de erros, evitando que o usuário cometa erros na hora de entreter os convidados.

Robô ator

O gadget que roubou o show na CeBIT 2011 foi um robô artista capaz de declamar as peças de Shakespeare e imitar personagens famosos do mundo do cinema – entre eles o robô C3PO de Star Wars. Além da capacidade de se comunicar em diversas línguas, a máquina é capaz de cantar e dançar uma grande variedade de ritmos.

Ampliar (Fonte da imagem: Engineered Arts)

Por uma bagatela de US$ 90 mil, qualquer um pode comprar uma cópia do RoboThespian, fabricado pela Engineered Arts. Apesar de ainda haver poucas unidades do robô no mundo, ele já atua como guia de visitas em museus e bancos – entre os clientes interessados que já possuem uma cópia está até mesmo a NASA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.