Luva que gera sensação de pressão faz usuário 'sentir' a Realidade Virtual

1 min de leitura
Imagem de: Luva que gera sensação de pressão faz usuário 'sentir' a Realidade Virtual

 Se você já testou um headset de Realidade Virtual (RV) então sabe o quão desesperador é não poder interagir com cenários. É por isso que a startup Gloveone quer viabilizar a produção de um par de luvas que promete gerar sensação de tato e pressão e também funcionar como plataforma de controle de interfaces digitais.

Cada luva conta com 10 sensores que, quando trabalham juntos por meio de vibrações, podem gerar impressão ainda de peso. “Gloveone permite que os usuários sintam e toquem qualquer objeto virtual visto na tela de um computador ou em seus headsets de RV”, diz a página da empresa no Kickstarter.

“Se uma maçã virtual aparece no display, você poderá sentir seu peso e forma com Gloveone, sentir todas as suas dimensões físicas e até mesmo esmagá-la!”, explicam os desenvolvedores. Mas como o acessório funciona? Os motores ficam localizados em pontos próximos ao polegar, dedo médio, indicador e na palma da mão.

Intensidades e frequências diferentes de vibração fazem com que sensações de pressão e manuseio sejam, assim, geradas. Os sensores contam com sistema IMU 9-axis, aquele usado para registrar as forças gravitacionais que atuam sobre aviões. Se angariados os US$ 150 mil almejados, Gloveone deverá começar a chegar ao mercado em fevereiro de 2016. A campanha que solicita financiamento coletivo pode ser consultada aqui, em inglês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.