Lupa eletrônica identifica e dá informações sobre o que você está olhando

1 min de leitura
Imagem de: Lupa eletrônica identifica e dá informações sobre o que você está olhando

Mesmo quem não é fã de Jornada nas Estrelas já deve ter ouvido falar do Tricorder, um aparelho usado pelo Dr. Scott para examinar os tripulantes da nave USS Enterprise. A ideia nasceu da ficção científica, porém existe até uma premiação (veja aqui) para quem conseguir criar um.

Ainda não chegamos a um Tricorder real. Porém, um aparelho criado por uma equipe do MIT é mais um passo para transformar essa peça de ficção em realidade. Trata-se do Augmented Magnifier, uma lupa eletrônica que faz uso da realidade aumentada (RA). Atualmente, ele funciona reconhecendo apenas frutas, contudo, apresenta aspectos promissores.

Como funciona?

Usando uma câmera embutida e uma conexão constante com a internet, o Augmented Magnifier pode identificar automaticamente que tipo de fruto está sendo visto, e, em seguida, sobrepor uma imagem da estrutura celular ampliada e o nome científico. Basta apontar a lupa eletrônica e esperar o reconhecimento pelo aparelho.

A tecnologia funciona por meio de uma tela OLED transparente sobreposta a uma lente de aumento comum. Ao apontar para uma fruta qualquer, o aparelho grava as imagens e as envia para os servidores da universidade, que por sua vez as processa e retorna o resultado ao aparelho, projetando-a sobre a lente.

O aparelho pode não ter muita utilidade agora. Porém, por se tratar de um conceito, nada impede que suas funções possam ser estendidas para inúmeros outros usos, como acrescentar funções ao já existente Scanadu Scout. É mais um passo na corrida para termos um Tricorder de verdade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.