Gadgets são ótimos apetrechos que automatizam tarefas simples no cotidiano dos usuários. Justamente por executar tarefas simples, é comum que um usuário acumule dezenas dessas ferramentas. Depois, com a necessidade de formatar o computador ou reinstalar o Windows, eles acabam se perdendo. Lembrar de todas as ferramentas vira uma tarefa complicada.

Neste artigo, você vai ver como é fácil ter um backup de todos os gadgets instalados no Windows  Vista ou 7. Assim, você não corre risco de perder a ajuda desses pequenos escudeiros para tarefas cotidianas.

É fácil fazer este backup porque todos os gadgets encontram-se em uma única pasta do Windows, tanto no Vista como no 7. Você pode acessar esta página de duas maneiras:

Digite o seguinte comando no campo de pesquisa do Menu Iniciar:

C:\Users\[nome de usuário]\AppData\Local\Microsoft

Lembre-se de substituir [nome de usuário] pelo seu nome de usuário. Substitua a letra “C” caso você tenha o Windows instalado em outro drive.

Acesse a pasta pelo Menu Iniciar...

Se preferir, use o Explorer para chegar até esta pasta. Neste caso, é necessário ativar a exibição de pastas escondidas, uma vez que o a pasta AppData não é exibida por padrão. Para isso, clique em Organizar-Opções de pasta e pesquisa. Vá até a aba Modos de Exibição e marque a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos.

Você poderá ver a pasta Windows Sidebar.

Basta copiar esta pasta e ter o backup dos gadgets.

É nela onde estão armazenados todos os gadgets de terceiros. Tudo que você precisa fazer é ter uma cópia dessa pasta. Quando precisar, basta colar o conteúdo neste diretório para ter de volta todas as ferramentas. Ela também pode ser usada em outro computador que você tenha.

Esperamos ter ajudado você. Até uma próxima.