Tecnologia e futebol: compare o tráfego de dados nas Copas de 1998 até 2022

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia e futebol: compare o tráfego de dados nas Copas de 1998 até 2022

Em 1998, na Copa da França, já havia uma boa parcela da população que utilizava telefones celulares. Ainda assim, naquela época, a internet ainda não era um grande meio para entretenimento e comunicação, e os celulares conseguiam apenas fazer ligações e enviar mensagens de texto. Naquele ano, 15 mil espectadores tinham telefones móveis e enviaram em média um SMS por partida durante todo o campeonato. Eles representavam apenas 19% dos torcedores que assistiram a copa.

Duas copas depois disso, as coisas já estavam muito diferentes. Em 2006 na Alemanha, 69 mil pessoas carregaram seus celulares para os jogos da copa do mundo e enviaram suas fotos com 1,3 MP para amigos e postaram esses conteúdos nas redes sociais. A expectativa para a Copa do Mundo deste ano é que 74 mil torcedores levem aparelhos celulares somente para a partida final da competição no Maracanã. Isso representa mais de 90% dos espectadores esperados para a partida.

Em 2022, na já polêmica Copa do Mundo no Qatar, a expectativa é que a partida final tenha 86 mil telefones celulares com os espectadores e praticamente todos eles com algum smartwatch ou qualquer outro vestível no corpo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.