Fujifilm revela alto-falante dobrável em Tóquio

1 min de leitura
Imagem de: Fujifilm revela alto-falante dobrável em Tóquio

Fujifilm apresenta alto-falante bastante diferente. (Fonte da imagem: Divulgação/Fujifilm)

Enquanto esperávamos telas flexíveis em smartphones e outros dispositivos, a Fujifilm apareceu em Tóquio com a sua última novidade: o “Beat”, um alto-falante dobrável que parece um filme fotográfico gigante quando recolhido. O dispositivo pareceu bastante controverso, já que para ser dobrável, o material deve ser macio, e coisas macias absorvem o som e não o contrário.

Mas, se é assim, como a Fujifilm conseguiu produzir tal dispositivo? A solução encontrada pela empresa foi o polímero viscoelástico, um material que consegue ser maleável e, ao mesmo tempo, propagador de sons. Entretanto, a superfície do alto-falante da Fujifilm não se resume apenas ao plástico maleável. Para manter a qualidade do som, pequenos pedaços de cerâmica piezoelétrica foram adicionados para trabalhar em conjunto.

Dessa maneira, quando uma voltagem é aplicada ao material, a cerâmica vibra e o plástico serve com um diafragma, criando o sistema necessário para um alto-falante comum.

Mesmo com o produto em estágio já bem avançado, a empresa não comentou sobre a possível incorporação em dispositivos de som no mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.