Imagine a Coca-Cola, o McDonald’s ou a Google... Nos três casos, é praticamente impossível não se lembrar da logo que corresponde às empresas. Pois é, as logos são vitais na indústria, principalmente quando falamos sobre as grandes companhias que estão atuando no mundo atualmente.

Para alguns designers, ao construir uma marca não há nada mais importante do que a logo — e é vital que ela não pareça datada. Quem deixa isso bem claro é a 99 Designs, que afirma ainda que “mais experimentações com as tendências do momento, o ressurgimento de estilos clássico e algumas surpresas ao longo do caminho” são as grandes chaves desse mercado atualmente.

Confira agora quais são as 10 grandes tendências que devemos ver nas logos que surgirem em 2016. O texto é da 99 Designs.

1. Paletas de cores dinâmicas

O rebrand de 2015 do Google foi um tiro ouvido por todo mundo na indústria de design. De forma notável eles solidificaram o esquema de cores em uma paleta dinâmica e funcional. Design dinâmico não é necessariamente uma novidade, mas como a Google é uma das marcas mais identificadas mundo a fora, não será uma surpresa ver as paletas de cores dinâmicas saturarem ainda mais o mainstream em 2016.

2. Autenticidade

Logotipos Vintage ou old-school provavelmente vão identificar cafés e pequenas empresas em um futuro próximo. Mas como manter essa tendência no longo prazo? 2016 será o ano do refinamento, minimalismo, equilíbrio e simplicidade. Prepare-se para ver logotipos inspirados por letreiros pintados a mão, fabricantes que enfatizem autenticidade através de um estilo artesanal e designs simples e despojados.

3. Mix & Match

Uma tendência que ainda vamos ver de forma sofisticada ou progressiva é a mistura e combinação de fontes. Embora esta prática tenha sido bem exercida por Paul Rand em sua época, só agora a técnica está começando a ressurgir, indicando que os designers estão encontrando novas maneiras criativas de utilizar este estilo. O Mix & Match pode conversar com muitos conceitos, incluindo o lúdico, a ideia de reutilização de materiais ou a inteligente representação de um caldeirão cultural.

4. Minimalismo

O design plano poderia ser considerado um truque velho. No entanto, ainda existem designers por aí usando-o de novas formas. O resultado é atraente e faz você pensar por um segundo. Em 2016 os designers vão continuar pressionando e experimentando a definição de design plano.

5. Fundo com textura

A ocorrência mais recente no design de logotipo/identidade é o uso de texturas fotográficas. Um desdobramento do design dinâmico, esta nova tendência transforma um logotipo minimalista ao usar um conjunto atraente e facilmente mutável de texturas dando um acabamento elegante.

6. Consciência de escala

Os tamanhos contrastantes das fontes cria uma escala visual grande que corresponde à escala física de uma orquestra. Esta noção de escala é algo mais recente e como mais designers estão utilizando este princípio em termos de marca podemos esperar mais logos que conectem a escala visual do design e a escala social ou física do cliente.

7. Novos parâmetros tipográficos

Outra técnica que já foi familiar para Paul Rand e é estranha aos designers hoje é a rotação tipográfica, que está ressurgindo. O logotipo “Olá Ruby” usa esta técnica de uma forma brincalhona, mas profissional. Mais logos como estes estão por vir!

8. Geometria

Geometria sempre foi um fio condutor ao longo da história design. Dito isso, nos anos mais recentes ela tem emergido de forma inovadora. Ideal para boutiques mais modernas, a tendência do design geométrico emana uma "frieza" contemporânea que é ao mesmo tempo criativo, mínima e sofisticado.

9. Wordmarks

O wordmark é um formato de logotipo atemporal. É um pacote autônomo que por natureza faz o que a maioria dos logos dinâmicos ou dos conjuntos de logos faz; carrega com ele a linguagem visual do cliente onde quer que ele seja colocado.

10.Arte linear

Cervejarias, cafés e outros locais frequentados pelos hipsters e moderninhos estão enlouquecendo pela tendência da arte de linha (também conhecido como monoline ou Line Art). Tomando como referência a decoração e os emblemas do passado e a iconografia, este novo estilo enfatiza linhas simples e suas espessuras de uma forma maravilhosamente minimalista.

.......

Qual a logo mais bonita que você já viu? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: