Mais 15 currículos criativos para você se inspirar

5 min de leitura
Imagem de: Mais 15 currículos criativos para você se inspirar

Em tempos de crise, é preciso ser criativo, principalmente se você está atrás de novas oportunidades de trabalho.

Enquanto muitas empresas têm demitido bastante gente, há sempre vagas remanescentes que podem ser preenchidas por pessoas de talento e que sabem se posicionar na hora de conquistá-las.

É claro, o primeiro passo é ter um bom currículo, boas experiências e competências que possam ser utilizadas, porém de nada vale isso se você não sabe se apresentar de modo objetivo, envolvente, que se destaque em meio aos concorrentes. Por isso, separamos aqui no TecMundo mais currículos extremamente originais, chamativos e engenhosos – quem sabe você encontre um para se inspirar e conquistar aquela sonhada vaga! Então, vamos lá:

1 – Um infográfico

Um estudante de Singapura apresentou aqui os dados em formato de infográfico, separando por categorias as suas habilidades de desenvolvimento e de design gráfico. O CV não passa despercebido, e o mais curioso é que Chen Zhi Liang ainda estava no Ensino Médio quando o fez – já de olho nas futuras oportunidades.

2 – Um fluxograma

Craig Baute estava atrás de vagas na área de marketing quando elaborou esse fluxograma criativo, que aborda todas as suas experiências e competências de modo bastante claro enquanto tenta convencer o entrevistador de que ele é a pessoa ideal para o cargo almejado.

3 – Um perfil no Facebook

Sabrina Saccoccio foi bem inventiva com esse CV semelhante a um perfil de Facebook. Não se engane, pois todos os dados inseridos aqui são realmente relevantes e até trazem um pouco de bom humor. Por exemplo, Sabrina diz estar casada com o atual emprego e procurando um emprego dos sonhos. Talvez esse seja um modo legal de apresentar as suas habilidades e sua personalidade em vagas de publicidade, comunicação e na área de mídias sociais.

4 – Um visual de jogo

Robby Leonardi é um designer multidisciplinar, com habilidades nos campos de animação, ilustração, design gráfico e codificação. Esse currículo mais despojado, até mesmo engraçado e dinâmico, chama atenção pela ousadia de apresentar as suas competências de modo tão direto, sem enrolação. Leonardi deve estar fazendo isso corretamente, já que tem experiência em empresas como Fox e Speed TV.

5 – Uma caixinha de chocolates

Rob Jervis disse que já estava cansado de enviar currículos como sempre, disparando dezenas de emails sem obter respostas das empresas. Por isso, ele resolveu recriar o CV de modo que não passasse despercebido: transformando-o em uma caixinha de chocolates. Inclusive, o próprio Jervis faz os chocolates. Depois de entregar as caixinhas nas companhias desejadas, ele foi chamado no mesmo dia para um estágio na LFH.

6 – Uma caixinha de remédios

Pode parecer um tanto estranho, porém esse CV de Jon Ryder realmente não será esquecido tão facilmente. Dentro dessa caixinha de medicamentos, o entrevistador pode encontrar pílulas falsas e a bula com as informações do candidato, explicando que ele pode ser utilizado em caso de ausência de criatividade na empresa. Além disso, é claro, suas habilidades também são detalhadas.

7 – Um tecido costurado

Melissa quis deixar bem claras as suas habilidades de costura para potenciais empregadores, por isso transformou o próprio CV em um pedaço de pano bordado, de modo que suas próprias competências ficassem explícitas no tecido, com desenhos criados por ela. O CV foi tão bem-sucedido que Melissa conseguiu um emprego na primeira tentativa – e esse também é um bom exemplo para mostrarmos que você pode ser criativo em qualquer área profissional.

8 – Um pedido de socorro

Depois de meses sem conseguir um emprego, o irlandês Féilim Mac An Iomaire apelou para a população e fez esse cartaz com os seguintes dizeres: salve-me da emigração. Na foto, podemos ver referências às cidades de Londres, Nova York e Sydney, lugares onde Iomaire teria que se aventurar se não encontrasse um emprego na Irlanda. Felizmente, depois disso ele conseguiu um trabalho para permanecer em Dublin.

9 – Um mapa de habilidades

O CV de Ed Hamilton é indiscutivelmente único, já que ele utilizou um mapa do Google Maps para exibir as suas competências e o histórico dos empregos passados. Os marcadores exibem lugares em que ele realmente esteve, seja trabalhando, estudando ou apenas viajando, tudo para dar um ar verdadeiramente internacional ao currículo.

10 – Um recibo

Para o holandês Willem Van Rooij, um recibo foi um bom método de apresentar todas as suas experiências prévias e habilidades. O recibo funciona como um verdadeiro histórico de tudo o que Willen já produziu (e traz as datas especificadas no lugar habitual dos valores). Não há como negar que essa é uma alternativa bem original.

11 – Um gráfico

O designer Paul Morgan encontrou nesse gráfico um ótimo jeito de apresentar as suas habilidades, experiências e formações, por cores e níveis diferentes. Além de tudo ficar bastante claro, o visual também é chamativo, bonito e transmite todas as informações de modo objetivo e eficiente.

12 – Um joguinho retrô

Essa ilustração feita pelo jovem designer Erik Chmil traz ele próprio lutando contra o monstro do desemprego. No status do personagem, podemos ver as suas competências, os idiomas dominados e a idade, além de um link para um site com mais detalhes dos trabalhos anteriores de Chmil. Para complementar, esse inusitado CV também tem um toque de bom humor.

13 – Um passaporte

Nien Liu transformou um passaporte em um verdadeiro CV, original e criativo, além de objetivo. Podemos ver todas as experiências e formações na área de marketing e planejamento, e, com um currículo desses, não há como passar despercebido.

14 – Uma folha de personagem de RPG

Quem já jogou RPG vai se lembrar das folhas de personagens em que as habilidades dos heróis eram listadas antes de eles caírem nas aventuras. Para o Ilustrador Sean McNally, esse foi um ótimo jeito de fisgar a atenção de possíveis empregadores, delimitando os campos básicos dessas folhas (como inteligência e destreza) com suas próprias aptidões. Além disso, McNally indica, com as típicas classificações dos jogos RPG, o quanto domina cada uma das habilidades.

15 – Uma pesquisa no Google

Você está procurando alguém competente? Você quis dizer contrate Eric Gandhi? Esse foi o modo que o designer Eric Gandhi encontrou para chamar a atenção das empresas com o CV, como se as próprias pessoas estivessem procurando por alguém ideal no Google, e ele aparecesse entre as opções. O restante do currículo pode até seguir o padrão a que estamos acostumados, porém a abordagem certamente é o grande diferencial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.