Como tirar fotos profissionais com um iPhone 6s sem gastar muito?

2 min de leitura
Imagem de: Como tirar fotos profissionais com um iPhone 6s sem gastar muito?

Não há qualquer dúvida de que as câmeras de smartphones estão ficando cada vez melhores: são elas que geralmente encabeçam a lista de melhorias dos novos modelos que são anunciados. Mas quão próximos das câmeras profissionais os aparelhos atuais estão? Será que é possível tirar fotos profissionais com eles?

Lee Morris é fotógrafo profissional e ficou conhecido há cinco anos por conta de um vídeo em que ele prova que não é necessário gastar rios de dinheiro para conseguir tirar boas fotos – ou pelo menos quase isso. Embora ele tenha conseguido mostrar que a câmera do iPhone 3GS era capaz de fazer registros com uma boa qualidade, tudo foi feito utilizando equipamentos de iluminação que custavam milhares de dólares.

Um iPhone 6s, alguns apetrechos e uma vizinha "comum"

Pois bem, o rapaz voltou: desta vez com um iPhone 6s e um orçamento módico de 30 dólares. A quantia é suficiente para comprar algumas placas de espuma – pretas e brancas –, uma lanterna e um painel (ambos de LED).

Fora os acessórios, ele também resolveu rebater outro argumento dos críticos de seu primeiro vídeo, que foi a respeito do uso de uma modelo profissional. Desta vez, ele convidou "a vizinha", que nas palavras dele, é uma "pessoa comum" – o que, obviamente, não é verdade.

O fotógrafo fez algumas sessões em ambientes diferentes – internos e externos – e usando técnicas variadas. Ele também deu diversas dicas sobre um dos fatores que ele julga como essenciais para que as imagens fiquem boas: iluminação. É aí que as peças de espuma, a lanterna e o painel entram em ação – e o resultado é sensacional, mesmo antes do tratamento das fotos.

Mas não basta ter luz, é preciso saber posicioná-la. Por isso, Morris explica que é importante ficar atento à posição das sombras no rosto da modelo, para que elas ajudem a compor a imagem, e não estragá-la.

Não, smartphones não são melhores que câmeras profissionais

O ponto de Morris com o vídeo não é provar que um smartphone é melhor que uma câmera DSLR profissional – que ele deixa claro que não são –, mas sim mostrar que é possível tirar fotos com qualidade profissional gastando relativamente pouco.

Além disso, ele quer argumentar que a falta de um equipamento caríssimo não é desculpa para não fotografar.

BÔNUS: Embora os smartphones não sejam melhores que uma câmera profissional para fotos, Morris mostra que para vídeos a coisa pode ser um pouco diferente. Com a possibilidade de filmar em resolução 4K, a qualidade das imagens nos pequenos aparelhos é melhor quando comparada aos modelos populars de DSLRs.

O intuito é mostrar que as principais fabricantes de equipamentos fotográficos precisam adotar a tecnologia de forma urgente – a Sony e a Panasonic já dispõem de câmeras que filmam na resolução altíssima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.